Você sabe qual é o papel da auditoria fiscal dentro de uma empresa? O trabalho do auditor é fundamental para garantir uma atuação legalizada. Por isso é tão importante conhecer essa função e sua importância dentro de um negócio.
Manter uma empresa em funcionamento significa enfrentar muitos desafios por dia. Um deles é justamente dar conta das demandas financeiras, garantindo que o negócio atue de forma legal. A auditoria fiscal pode contribuir isso. Entenda como funciona lendo esse artigo até o final.
O que é a auditoria fiscal
Para entender a importância da auditoria fiscal dentro de uma empresa é preciso primeiro compreender o que funciona isso e como os profissionais desse nicho atuam.
Uma empresa, seja ela de qual porte for, tem obrigações financeiras e fiscais. Existem tributos e contas que precisam ser pagos, garantindo assim uma atuação legal.
Manter essas obrigações em dia, sem atrasos e devidamente quitadas é uma missão complexa. O que a auditoria fiscal faz é justamente checar se a empresa mantém suas contas em dia e cumpre com as obrigações fiscais e financeiras.
Tipos de auditoria fiscal
Existem basicamente dois tipos de auditoria fiscal: auditoria interna e auditoria tributária. Ambas são importantíssimas e contribuem para a saúde financeira do negócio, mas existem diferenças essenciais entre elas.
Auditoria interna:
A auditoria interna, também conhecida como auditoria contábil, como o próprio nome sugere, acontece dentro da empresa. Nesse caso, o auditor é um profissional da própria empresa que é escalado para fazer um levantamento financeiro. Essa auditoria tem como função:
- Identificar e desmantelar fraudes;
- Propor melhorias de processos internos;
- Identificar falhas na rotina de trabalho;
Esse auditor responde a alta gerência e deve gerar relatórios e reportar suas análises aos superiores. Portanto, o seu trabalho não é independente. Ele é coordenado e guiado pelos interesses da empresa e de sua diretoria.
Outra característica é que esse profissional não precisa necessariamente ter formação em alguma área contábil.
Auditoria externa:
Uma auditoria fiscal externa (ou tributária) ocorre com a participação de um auditor que não é funcionário da empresa. Esse profissional deve obrigatoriamente ter uma formação em ciências contábeis e ter registro no CRC.
O principal foco dessa auditoria é identificar fraudes e garantir que a empresa em questão cumpra com suas obrigações fiscais.
Esse profissional possui autonomia em sua atividade e reporta os resultados ao governo ou a empresa que o contratou.
Principais objetivos da Auditoria Fiscal
Uma auditoria fiscal pode ajudar a empresa em diversos aspectos. Esse tipo de procedimento não tem apenas intenção de garantir o devido pagamento de impostos, mas pode trazer inúmeros benefícios para a própria empresa. Veja alguns.
Repasse de impostos:
Com a auditoria em dia fica mais fácil entender exatamente quanto você gasta em impostos. Assim fica mais fácil repassar corretamente o valor para os clientes finais, diluindo nos preços dos serviços/ produtos.
Aqui vale ressaltar que impostos em excesso comprometem a sua competividade, já que os produtos saem mais caros do que a média do mercado. Já cobrar impostos a menos pode trazer prejuízo financeiro e abrir espaço para multas.
Recuperar o valor de investimentos:
Também é muito importante calcular um preço final que ajude você a recuperar o valor investido em insumos e outras coisas essenciais para a sua empresa. Assim você consegue gerar caixa para manter a atividade em funcionamento.
Compreensão da legislação:
Uma auditoria fiscal também pode contribuir para que você entenda melhor a legislação brasileira. Assim fica mais fácil usar a lei a seu favor, seja aproveitando melhor os impostos, ou conhecendo e usando os incentivos fiscais.
Auditor fiscal do trabalho
Existem muitos tipos de auditorias fiscais. Uma das mais importantes é realizada pelo auditor fiscal do trabalho. Assim como os anteriores, esse profissional atua sempre para checar se as obrigações da empresa estão sendo cumpridas.
Porém, nesse caso ele olha especificamente para as obrigações trabalhistas. Ou seja, é função da auditoria fiscal do trabalho analisar se:
- A empresa paga FGTS e outros direitos trabalhistas;
- Se o empregador concede férias remuneradas conforme previsto em lei;
- Verificar se a empresa possui profissionais com deficiência e aprendizes (se for uma obrigação para o porte empresarial);
- Combater o trabalho escravo e análogo à escravidão etc.
Portanto, além de olhar para as obrigações financeiras, a auditoria fiscal do trabalho também resguarda as questões éticas e legais com relação as horas trabalhadas, concessão de folgas remuneradas etc.
Frequência da auditoria
A frequência com que a empresa realiza uma auditoria pode variar bastante de acordo com o tipo. Por exemplo, a auditoria interna deve ser uma atividade constante.
Isso porque esse tipo de auditoria acaba se tornando um instrumento competitivo importante. Por isso a sua aplicação deve ser cotidiana. Já a auditoria externa costuma acontecer numa frequência anual.
Como a auditoria fiscal ajuda no planejamento tributário?
O planejamento tributário é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento empresarial. Nesse contexto, a auditoria fiscal pode ser parte fundamental dessa estratégia.
As empresas brasileiras podem se enquadrar em diferentes regimes tributários, sendo eles:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Escolher corretamente é muito importante. Alguns regimes permitem que a empresa recupere impostos que estão embutidos nos preços, ou ainda aumentar o valor recuperado pelos clientes dos impostos pagos, o que aumenta a competividade.
Com a auditoria fiscal fica mais fácil entender qual é o enquadramento correto para a sua empresa e consequentemente escolher aquele que melhor atende as suas demandas fiscais.
Impostos avaliados pela auditoria fiscal
Dentre os muitos impostos que a auditoria fiscal está apta a analisar, alguns dos principais são:
- PIS — Programa de Integração Social;
- COFINS — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- IRPJ — Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
- IPI — Imposto sobre Produtos Industrializados;
- ISS — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
Com a auditoria fiscal em dia você diminui consideravelmente as chances de ser surpreendido com uma notificação de multa pelo Fisco. Além disso, empresas que mantém suas obrigações em dia são mais competitivas e fortes no mercado.