Definir metas para o seu negócio é parte crucial de uma estratégia de crescimento. No entanto, elas precisam ser claras e objetivas, de modo que você determine bem qual caminho trilhar. E nesse contexto, conhecer o contexto de Meta SMART é fundamental.
As metas de sua empresa, quando bem definidas, podem melhorar o desempenho da equipe, gerar mais receita e aproximar o negócio dos resultados esperados. Quanto mais planejadas e objetivas elas forem, melhor. Conheça o conceito de Meta SMART e entenda como aplicar em sua empresa.
O que é Meta SMART?
Meta SMART é uma metodologia que considera cinco conceitos básicos como primordiais para a definição de metas eficientes para o seu negócio. Cada conceito se refere a uma letra de “SMART”. São eles:
- S de “Specific” – Específica;
- M de “Measurable” – Mensurável;
- A de “Attainable” – Atingível;
- R de “Relevant” – Relevante;
- T de “Time-Based” – Temporal.
Ao final, suas iniciais formam o adjetivo “Smart”, que pode ser traduzido para o português como “inteligente” ou “esperto”. E, de fato, se trata de uma estratégia que estabelece metas mais inteligentes.
Afinal, considerando os 5 conceitos de SMART, as metas definidas são mais claras, objetivas e passíveis de acompanhamento, o que aumenta consideravelmente as possibilidades de sucesso e bons resultados.
Portanto, podemos dizer que o principal objetivo do Meta SMART é tirar as metas de um lugar ideológico e abstrato e torná-las mais reais, passíveis de serem alcançadas e concretizadas.
Conheça os cinco conceitos de Meta SMART
Para entender melhor como funciona e qual é a função de Meta SMART é importante compreender cada uma de suas esferas individualmente. Veja um resumo sobre os conceitos que regem essa estratégia.
Específica (Specific):
Não tem segredo: as metas definidas pela empesa precisam ser específicas. Definir metas genéricas acaba confundindo a equipe e prejudica os resultados. Por isso, as metas não podem ser passiveis de duplo entendimento. Elas devem ir direto ao ponto.
Por exemplo: ao invés de dizer que a empresa que expandir o seu alcance, deve-se dizer que a empresa deseja abrir filiais em mais 3 estados.
Não importa se a meta específica parece muito ousada ou muito modesta, o importante é que ela seja clara, objetiva e direta. Assim todos os envolvidos podem olhar para ela com mais seriedade e decidir se é possível ou não alcançar.
Mensurável (Measurable):
A meta precisa ser mensurável. Ou seja, ela precisa ser passível de análise, de ser contabilizada, para que possamos assim acompanhar o desenvolvimento da empresa até o objetivo final.
Geralmente usamos os indicadores-chave de desempenho, os famosos KPI’S, para fazer essa medição.
É interessante também definir um prazo para que a determinada meta seja alcançada. Assim é possível convocar uma força-tarefa para realizar as atividades inerentes a essa meta dentro do prazo estipulado.
Atingível (Attainable):
Sonhar alto é possível e até pode ajudar a determinar metas mais ousadas. No entanto, elas precisam ser atingíveis. Metas inalcançáveis acabam causando mais frustração do que realmente empolgando para os resultados.
Além disso, metas que impactam vários setores ao mesmo tempo, que causam verdadeira revolução na empresa, podem gerar uma competitividade interna, o que acaba tirando o foco do que realmente importa.
É por isso que um dos mandamentos da Meta SMART é pensar em metas que sejam atingíveis e que estejam de acordo com a realidade de sua empresa. Portanto, é preciso olhar para o seu negócio de forma profissional e definir o que é possível fazer.
E para definir metas passiveis de serem alcançadas você deve pensar se a sua empresa conta com:
- Recursos humanos capacitados;
- Materiais necessários;
- Orçamento;
Além disso, verifique se é possível distribuir as tarefas de forma igualitária, sem sobrecarregar uma ou mais pessoas. Se a resposta for sim, a meta provavelmente é alcançável.
Relevante (Relevant)
Como saber se uma meta é mesmo relevante? Isso é muito difícil para alguns gestores. Afinal, muitos se apegam a um objetivo e nem notam quando ele deixa de ter realmente importância para a empresa.
O quarto ponto levantado pela Meta SMART é justamente entender o quão relevante a meta é para que você dispense esforços.
Nesse contexto precisamos considerar que as metas de uma empresa podem mudar por motivos diversos. Eles podem ser de cunho econômico/ social, ideológico, orçamentário entre tantos outros. As metas não são engessadas e gravadas em pedra. Sendo assim, é preciso maturidade e profissionalismo para entender que uma meta perdeu a sua validade, e deixá-la de lado.
Temporal (Time-Based):
Uma meta inteligente precisa ser pautada em um cronograma inteligente e eficiente. Portanto, a estratégia Meta SMART entende que definir um período para efetivar ações é fundamental.
Sendo assim, você pode pensar em micro objetivos que conduzam a um resultado maior. A Meta final deve ter uma data predefinida para alcance, e toda a equipe deve ser estimulada a cumprir esse prazo.
No entanto, é possível – e até indicado – revisar esse cronograma de tempos em tempos e, se necessário, reorganizar as demandas para que a meta seja alcançada, identificando gargalos e erros no percurso.
Como aplicar as Meta SMART: exemplo prático
Considerando tudo o que você viu até aqui, pense, então, em como definir a sua meta SMART, lembrando que:
- S – Específica: defina exatamente qual é a meta principal do projeto;
- M – Mensurável: escolha os indicadores para medir o alcance da meta;
- A – Atingível: certifique-se de que a meta é atingível considerando a realidade de sua empresa;
- R – Relevante: verifique se a meta permanece importante;
- T – Temporal: defina prazos para que as tarefas sejam concluídas.
Com base nisso, veja um exemplo prático de meta SMART aplicado e um case hipotético.
Uma escola de inglês decidiu ampliar o seu atendimento oferecendo aulas online. A estratégia Meta SMART ficou da seguinte forma:
- Meta Específica: conseguir turmas iniciais de 20 alunos para o curso de Inglês básico online;
- Mensurável: alcançar semanalmente cerca de 10 novas matrículas para cada modalidade de ensino.
- Alcançável: aumentar o investimento em campanhas de marketing digital em até 40% da verba disponível para anúncios pagos.
- Relevante: capacitar os professores para que continuem sendo referência de atendimento;
- Temporal: Criar 2 novos cursos a cada semestre.
Perceba que o segredo não é complicar, mas sim tornar a meta mais palpável, dividindo-a entre os conceitos de SMART.
Meta SMART é uma metodologia que direciona a sua empresa rumo ao alcance de um objetivo. É uma ferramenta que permite uma administração mais eficientes das etapas e com isso conduz a estratégia para o sucesso.