Se você planeja uma gestão mais eficaz e quer potencializar os resultados de sua empresa é importante conhecer os conceitos de OKR e KPI’s. Mais do que isso, é essencial conhecer as diferenças entre os conceitos.
Sabemos que em um cenário cada vez mais competitivo é crucial pensar de forma inovadora. É nesse contexto que essas siglas entram como estratégias potentes para melhorar a gestão e promover resultados em seu negócio.
OKR e KPI’s: A diferença
Primeiramente, não se preocupe: você não é a única pessoa a ter dúvidas sobre esses dois conceitos. É comum que as pessoas confundam os dois conceitos. Veja o que significam individualmente.
OKR:
A sigla OKR significa Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave. É uma metodologia que pode auxiliar gestores em uma condução mais adequada de seus negócios.
O método se tornou popular pelas mãos de John Doerr, um dos investidores mais importantes do Google. Para isso, Doerr estabeleceu uma regra para chegar a um resultado de OKR que consiste em:
- Definir um objetivo;
- Estabelecer resultados-chave que ajudem a alcançá-lo.
Portanto, é assim que surge também a sigla.
- Objetivos (O): um resumo sobre um determinado objetivo que a empresa deseja alcançar. Porém, ele precisa ser muito bem descrito e impactante.
- Resultados-chave (KR): são as metas que podem conduzir a empresa até o “O” e que causam impacto direto no resultado da estratégia.
Portanto, um objetivo (O) deve contar com pelo menos 2 KR´s que servirão de suporte para ele. Assim podemos medir se as etapas estão sendo concluídas conforme o prazo estabelecido para o objetivo.
KPI:
Key Performance Indicator, ou KPI, são os Indicadores-Chave de Performance. Se trata da uma metodologia de gestão que se baseia exclusivamente em dados.
Ela é pode apontar se se uma determinada ação ou estratégia está trazendo resultados para a empresa. Para isso, podemos utilizar diversos indicadores-chaves, tais como:
- Taxa de conversão;
- Customer Value Lifetime;
- Taxa de Churn;
- Indicadores de qualidade, entre outros.
No entanto, cada empresa define os melhores indicadores de acordo com suas necessidades e a própria ação que será analisada pela empresa.
Principais diferenças entre OKR e KPI’s
Entendendo o conceito básico de cada um fica mais fácil compreender as diferenças entre OKR e KPI’s.
O OKR pode levar a sua empresa de um ponto até outro. Ou seja, ele tira o negócio do ostracismo e ajudar no alcance de um determinado objetivo.
Os KPI´s analisam campanhas e ações que já estão em andamento. Nesse caso, os objetivos foram definidos e os OKR’s já estão em funcionamento.
Outra diferença fundamental está na quantidade de cada um. Os Resultados Chaves devem se limitar a no máximo 5. Ou seja, você pode definir 5 objetivos que serão alcançados em um determinado tempo.
Já os KPI´s são ilimitados. O importante é escolher métricas que façam sentido para cada análise que deseja realizar.
Atuação em conjunto de OKR e KPI’s
Uma curiosidade interessante a respeito de OKR e KPI’s é que eles podem atuar em conjunto. Aliás, assim se tornam muito mais precisos e potentes.
No entanto, eles variam de acordo com cada demanda. Em alguns casos, o OKR presta suporte para o KPI, e em outros, o KPI é quem serve de auxiliar para um OKR.
Como acontece?
Existem duas situações que podem exemplificar bem esse casamento entre OKR e KPI’s. Veja só:
OKR como auxiliar para KPI:
É possível aplicar um OKR como auxiliar de um KPI. Isso ocorre, por exemplo, quando você identifica que uma determinada estratégia precisa de uma melhoria. Assim, o KPI se torna um objetivo-chave, ou seja, um OKR.
Isso porque ele se transforma em uma meta a ser alcançada para que a estratégia geral tenha sucesso.
Outro ponto de intersecção é quando você usa o OKR para definir KPI´s. Afinal, se o OKR quer levar a sua empresa para um determinado ponto, ele pode lhe ajudar a definir os melhores indicadores de performance.
KPI como auxiliar de OKR:
Os KPI´s também podem ser usados como auxiliares. Eles podem, por exemplo, ajudar a gerar métricas para os OKRs – lembrando que OKR é sempre baseado em dados.
Depois de definir os melhores OKR´s, utilize os KPI´s para analisar os indicadores escolhidos para alcançar o seu objetivo.
Portanto, não é exagero dizer que OKR e KPI’s são complementares. Elas podem contribuir para uma gestão eficiente quando usadas em parceria.
Perguntas chaves para cada metodologia
OKR e KPI’s também são baseados em perguntas que são fundamentais. As perguntas são diferentes, já que as metodologias também são.
OKR:
Para estabelecer qual é o OKR perfeito para levar a sua empresa até o objetivo pergunte-se:
- O objetivo está sendo alcançado com essas ações?
KPI:
Para entender quais são os melhores KPI´s para o seu negócio, pergunte:
- Como estamos atingindo esse objetivo?
Exemplos de OKR e KPI’s
Veja agora alguns exemplos de OKR e KPI’s para entender melhor quando usar cada um. Afinal, o conceito deve estar claro para utilizar cada metodologia corretamente.
Vamos supor que você deseja emagrecer. Você tem, então, dois objetivos importantes (O): perder 10 kg (KR1) e controlar o açúcar no sangue (KR2).
Depois de mudar a sua alimentação e praticar exercícios diariamente você acabou perdendo muito mais peso do que estipulou inicialmente. Então decide reestruturar a estratégia, sendo que agora o objetivo é manter o peso (KR3).
Para não correr o risco de perder mais peso, você pode aplicar alguns KPI´s. Por exemplo, fazer uma checagem de hemácias ou entender melhor o ritmo metabólico de seu corpo.
Ou seja, nesse exemplo o KPI garante que o OKR seja atingido sem erros. Essa é uma das formas que OKR e KPI’s podem atuar em conjunto, mas as metodologias são bem versáteis e possuem inúmeras combinações.