O planejamento estratégico é um dos alicerces para que uma empresa cresça e expanda o seu alcance no mercado. Podemos dizer que é impossível, atualmente, obter sucesso sem considerar essa ferramenta.
No entanto, engana-se quem pensa que um planejamento só pode ser útil para empresas de médio ou grande porte. Na verdade, empresas pequenas também podem se valer dos benefícios.
Leia esse conteúdo até o final e descubra por que toda empresa precisa de um planejamento estratégico. Encontre dicas para conseguir colocar isso em ação e estimule o crescimento de seu negócio.
Afinal, o que é um planejamento estratégico?
Planejamento é fundamental em diversas áreas de nossa vida. Por exemplo, é preciso pensar previamente e determinar os passos para um casamento, uma viagem ou para a chegada de um bebê. Então, por que seria diferente com os negócios?
O planejamento estratégico é uma ação analítica em que a empresa consegue reunir informações e dados e definir seus próximos passos para alcançar um determinado objetivo.
É importantíssimo ressaltar que esses objetivos precisam ser atingíveis. Ou seja, o planejamento deve ser criado considerando a realidade financeira e mercadológica da empresa, traçando apenas objetivos reais.
Três perguntas fundamentais para planejamento estratégico
Para que essa ferramenta seja posta em funcionamento é preciso considerar três perguntas fundamentais. São a base para que o planejamento realmente funciona e traga frutos. São elas:
- Onde estou?
- Para onde quero ir?
- Como chegar lá?
Perceba que a ideia é, portanto, fazer um balanço sobre a situação atual, a situação desejada, por fim, traçar um rumo para chegar ao resultado desejado. É nesse contexto que o planejamento estratégico consegue trazer os melhores resultados para as empresas.
Principais objetivos
Há um objetivo principal que é atingir a meta. Porém, existem outros benefícios que são percebidos no planejamento estratégico. São eles:
Propósito da empresa:
Toda empresa tem um propósito. Isso geralmente é estabelecido nos campos de missão, visão e valores. O planejamento ajuda a definir melhor esse propósito e a entender o papel do seu negócio no mundo.
Engajamento nas estratégias:
As estratégias empresariais precisam ser claras e objetivos. Quanto melhor são compreendidas, mais facilmente serão cumpridas.
Motiva colaboradores:
É importante que os seus colaboradores participem do planejamento estratégico. Assim eles se sentem úteis e conseguem se ver no futuro da empresa, aquele de sucesso que o planejamento prevê.
Etapas para montar o planejamento estratégico
O planejamento estratégico é uma ferramenta adaptável, que pode se adequar às necessidades e demandas de cada empresa. Porém, existem alguns passos que são fundamentais e precisam ser considerados.
Análise do cenário atual:
Para começar, o planejamento estratégico deve partir de uma análise do cenário atual de sua empresa. Afinal, é preciso entender onde está para definir aonde quer chegar.
Sendo assim, é importante fazer um diagnóstico de mercado interno e externo. Primeiramente, identifique pontos fortes e fracos do negócio e entendendo quais melhorias cabem.
Já com relação ao mercado você deve observar aspectos que podem ameaçar o seu negócio, como está a competitividade agora e quais são as projeções para o futuro.
Cliente ideal:
Seja qual for o seu objetivo ele com certeza desemboca em um desejo: conquistar e fidelizar mais clientes. Afinal, esse é o grande motivo dos negócios existirem.
Defina uma persona considerando quem é o seu cliente ideal, aquele com quem você quer dialogar e que realmente atende todas as expectativas de sua empresa. Suas ações no planejamento estratégico deverão ser pautadas na vontade desse cliente.
Definição de objetivos e metas:
Defina objetivos e metas para a sua empresa. No entanto, o objetivo precisa ser muito bem estabelecido e deve considerar sempre informações anteriores, históricos financeiros e dados de rentabilidade da empresa.
As metas são pequenas etapas de conclusão que aproxima a empresa cada vez mais do objetivo final.
Além disso, defina objetivos que sejam mensuráveis. Ou seja, é importante que seja possível medir o sucesso após o período determinado. Alguns exemplos são:
- Aumentar em 30% o número de clientes pagantes;
- Aumentar as vendas;
- Expandir a carteira de clientes.
São muitas possibilidades, mas é importante que elas estejam de acordo com as possibilidades de sua empresa. Evite metas irreais.
Decida as estratégias:
Com um objetivo nas mãos e o cenário atual mapeado é hora de responder a terceira pergunta fundamental: partindo de onde estou, como posso alcançar o objetivo?
É aqui que o planejamento estratégico efetivamente é estruturado. Ademais, essa é a etapa que requer maior concentração e maior criatividade.
É importante saber que também não é uma estratégia engessada. Ou seja, ainda que você defina as ações, elas podem ser alteradas caso haja alguma necessidade.
Cronograma:
Crie um cronograma com as datas e previsões para cumprimento de cada etapa da estratégia. Assim fica mais fácil controlar tudo e organizar as demandas, garantindo que tudo saia conforme esperado.
Monitoramento de resultados do planejamento estratégico
Por fim, não podemos esquecer do monitoramento. O planejamento estratégico deve ser obrigatoriamente monitorado. Portanto, é muito importante acompanhar a estratégia para ver se as coisas estão funcionando bem.
E lembre-se que ele pode ser alterado e adaptado quando necessário. O importante é que essas mudanças mantenham o foco no objetivo final e busquem facilitar a jornada até o resultado.
Qual é a importância desse plano empresarial?
O planejamento estratégico tem como função ajudar a administrar e otimizar o tempo. Portanto, ele facilita as ações que ocorrem dentro da empresa visando um determinado resultado.
Pode ser que você leve mais tempo elaborando o seu planejamento e definindo as metas e objetivos. Mas, esse tempo será recuperado quando a ferramenta lhe ajudar a ter insights e uma visão mais ampla e clara de seu negócio.
É por isso que dissemos e repetimos: o planejamento estratégico não é uma exclusividade das empresas de grande porte. Ele pode ajudar empresas pequenas e médias a ganharem mais notoriedade e relevância no mercado.