Os indicadores financeiros são auxiliares fundamentais para o mercado. Ainda mais quando falamos de investidores, que precisam de dados concretos para suas ações. O ROIC é um desses dados essenciais para qualquer procedimento.
Sua principal finalidade é analisar empresas do mesmo nicho. Dessa forma, o ROIC aponta qual delas pode ser mais rentável e interessante para quem quer investir. Quer saber mais sobre esse indicador? Leia até o final.
O que significa ROIC?
A sigla ROIC significa Return On Invested Capital, que em português é “Retorno Sobre Capital Investido”. É uma métrica que consegue analisar o retorno financeiro da empresa a partir dos investimentos aplicados por acionistas e credores.
O ROIC é muito preciso pois considera também investimentos de terceiros, além do capital próprio da empresa.
Então quanto maior for esse índice, maiores são as chances de o negócio gerar lucro sobre os investimentos. Isso quer dizer que os investidores podem ter suas ações valorizadas em um curto prazo.
Entenda outras siglas importantes para obter o ROIC
Para fazer um cálculo correto de ROIC você precisa entender todas as siglas que envolvem essa métrica. São elas:
NOPAT OU ROLI: é a sigla para Net Operating Profit Less Adjusted Taxes. Se trata de uma representação do lucro operacional líquido sem considerar os seus impostos. Você também pode encontrar essa métrica em português como Resultado Operacional Líquido de Impostos (ROLI).
- O ROLI, ou NOPAT, é obtido através do resultado operacional da empresa (EBIT). Depois de obtê-lo, devemos subtrair os valores de impostos como IR e a CSLL.
- EBIT: sigla para o termo em inglês “Earnings Before Interest and Taxes”. Sua tradução é “lucro antes dos juros e tributos”. A sigla em português é LAJIR, mas normalmente aparece com a sigla em inglês.
O EBIT considera somente os lucros operacionais sem incluir as despesas da empresa. Para ficar mais claro, imagine o seguinte exemplo:
Uma empresa que produz roupas femininas lucra um valor X com essas vendas. Porém, a empresa também obtém receita de outras atividades, como investimentos e ações.
No entanto, o EBIT só considera o valor vindo da atividade principal. Ou seja, a produção têxtil. Sendo assim, ficam de fora do cálculo os valores obtidos por efeitos financeiros e também os gastos com impostos e tributos.
- Capital Total Investido: é a soma do capital da empresa + o capital aplicado por terceiros, como credores ou acionistas.Aqui todos os valores são considerados.
Veja como calcular o ROIC
Assim como ocorre em outras métricas importantes do mercado, o ROIC pode ser calculado a partir de uma equação que se repete. Portanto, você só precisa mudar o valor aplicado para obter os índices corretos. A fórmula é:
- ROIC = NOPAT/Capital Total Investido
Vamos supor que a empresa teve uma receita líquida de R$ 15.000,00. No entanto, após amortizações e custos operacionais temos R$ 3.900,00 (EBIT).
Desse EBIT descontamos R$2.100,00 de juros e encargos financeiros. Também descontamos -R$ 612,00 de IR e CSLL. Temos então R$ 1.188,00 de Lucro Líquido. Sendo assim, podemos obter o NOPAT da empresa subtraindo os impostos do Lucro Operacional:
- ROLI (NOPAT) = 3.900,00 – 612,00 = 3.288,00
Em seu balanço patrimonial, a mesa empresa tem um total líquido de R$114.990. Com isso em mãos, basta aplicar a fórmula para encontrar o ROIC:
- ROIC = 3.288,00 (NOPAT) ÷ 114.990 (CAPITAL TOTAL INVESTID) = 2,86%
Vantagens e desvantagens da métrica
Assim como qualquer outro indicador, o ROIC possui suas vantagens e desvantagens. Listamos a seguir algumas das principais para lhe ajudar a entender a eficácia e defasagem dessa métrica.
Vantagens:
- Comparação de resultados: a principal finalidade do ROIC é comparar o potencial financeiro de empresas do mesmo nicho. Assim fica mais fácil aplicar corretamente naquela de melhor performance.
- Visão geral da rentabilidade: Ele também permite uma visão mais ampla da rentabilidade do negócio. Isso porque a análise contempla, além do capital, os investimentos de terceiros.
- Vantagem competitiva: um ROIC elevado demonstra um maior potencial competitivo. A empresa se mostra mais forte no mercado e menos ameaçada pela concorrência.
Desvantagens:
- Não avalia dados isolados: O ROIC verifica os resultados gerais da empresa. Sendo assim, ele não aponta qual investimento traz os melhores resultados ou quais estão em queda.
- Não analisa a geração de caixa: esse não é um indicador para verificar geração de caixa. Então ele não aponta o segmento mais ou menos rentável da empresa.
É possível solucionar as defasagens do ROIC. Para tanto, basta usar de outras métricas como ROE e ROI.
Em que situação utilizar o ROIC?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o ROIC. Descubra em quais situações ele pode ser usado.
O ROIC é um indicador que compara resultados financeiros. Portanto, ele deve ser usado para saber qual empresa pode gerar a melhor rentabilidade.
Embora isolado o ROIC não aponte qual empresa está crescendo, em conjunto com outras métricas – como o ROE – ele pode dar um resultado mais preciso sobre isso.
Confundir alguns indicadores é normal. Ainda mais quando os nomes são parecidos. Veja a descrição resumida de ROIC, ROE e ROI:
Diferenças entre ROIC, ROE e ROI
ROIC: Como você viu, o ROIC analisa o quanto a empresa pode gerar de lucro a partir do investimento. No entanto, ele faz essa medição considerando o capital da empresa + o capital investido por terceiros.
ROE: O ROE é o Return On Equity. Ele obtém apenas o retorno financeiro que a empresa consegue a partir do seu patrimônio líquido.
ROI: O ROI é o Return Over Investment. Serve para descobrir o quanto a empresa ganhou ou perdeu em cada investimento realizado. É uma métrica mais específica e pontual.
Conhecer os termos e saber como aplicá-los é importante. Assim você pode destinar corretamente os seus investimentos. Ademais, o ROIC é um auxiliar fundamental para investidores mais cuidadosos, que preferem agir com maior cautela e chances de sucesso.