
Fazer a gestão financeira de uma empresa requer atenção a muitos detalhes. Entender exatamente o que é a margem líquida e a sua importância dentro do negócio é fundamental para uma administração adequada.
Esse pode ser um indicador importante para analisar a saúde financeira de sua empresa e até mesmo ajudar a direcionar melhor as estratégias de crescimento e as ações para obter bons resultados.
Entenda o que é a margem líquida
Para começar é importante entender exatamente o que é a margem líquida de uma empresa. Ela se refere à margem de lucro líquido que a empresa obteve em um determinado período sobre a sua receita total.
Parece confuso? Então tente entender por etapas. Receita é tudo aquilo o que entra no caixa da empresa. No entanto, ela não considera os custos, os descontos que naturalmente ocorrem desse valor.
A margem líquida, também conhecida como margem de lucro, por sua vez, é o percentual calculado sobre a receita depois que se subtrai todos os custos e despesas operacionais e não-operacionais da empresa.
Lucro líquido
Enquanto a receita diz respeito a tudo aquilo o que entra no caixa indiscriminadamente, o Lucro Líquido é obtido justamente quando se subtrai dela as despesas variáveis e fixas. Todos esses valores são fundamentais para calcular a margem líquida.
Equação para calcular a margem líquida
Se você quer calcular a margem líquida (ML) de sua empresa precisa realizar uma conta em que divide o lucro líquido (LL) pela receita líquida (RL). Esses valores devem ser considerados durante um mesmo período para que o resultado faça sentido. Portanto, a equação é:
- ML = (LL/RL) x100.
Vamos usar aqui um exemplo hipotético. Sugerindo que a sua empresa obteve uma receita líquida de R$ 100 milhões em um determinado período. Desse valor, você teve R$ 20 milhões de lucro líquido. Portanto, a equação será:
ML = (20/100) X 100
0.20 x 100
ML = 20%
Sendo assim, essa empresa possui uma margem líquida de 20%. Uma margem líquida elevada demonstra maior potencial competitivo e também sinal de baixa concorrência. Quer dizer que a sua empresa está se sobressaindo e obtendo bons resultados.
Em contrapartida, uma margem de lucro em queda ou muito baixa demonstra que a sua empresa não está sendo escolhida pelos clientes. Isso quer dizer que há alta competitividade.
Porém, a média do valor é variável de setor para setor. Para saber se a sua empresa está indo bem, você deve acompanhar a margem líquida de outras do mesmo nicho.
Margem negativa:
Outra possibilidade é que a empresa apresente uma margem líquida negativa. Nesse caso o cenário é bem preocupante, pois nos indica que o negócio deu prejuízo ao invés de lucro.
Já a margem em queda aponta para um aumento da competitividade. Pode também ser um alerta sobre um período de crise – como a crise de saúde do COVID que acabou gerando muitas perdas econômicas.
Uma dica nesse caso é pensar em ações, promoções e ofertas que ajudem a recuperar o potencial de venda e aumentar os índices da margem.
Importância para os investidores

Além de ser um importante indicador para os gestores, a margem líquida também é uma ferramenta crucial para os investidores. Isso porque ela aponta muito bem o potencial lucrativo e econômico do negócio.
Para investidores, esses dados podem colaborar na hora de comparar duas empresas do mesmo setor, por exemplo, avaliando qual delas parece mais interessante. Mas não é só isso. Vantagens que merecem destaque são:
Empresas em expansão:
Através dessa análise os investidores conseguem identificar empresas que estão em expansão. Por exemplo, uma margem em queda pode indicar problemas financeiros e perda de mercado, o que já requer um pouco mais de cuidado na hora de investir.
Potencial de valorização:
Já se a margem é positiva, as chances de essa empresa apresentar algum crescimento em um futuro próximo são grandes.Assim fica mais fácil decidir se realmente vale a pena investir nessa marca agora.
Afinal, se houver o crescimento conforme previsto as ações se valorizam e o investidor fatura. Sendo assim, empresas com altas margens líquidas podem, sim, ser um bom investimento.
Margem líquida x margem bruta
Por fim, entenda que há uma grande diferença entre margem líquida e margem bruta. Mas, elas sejam frequentemente confundidas.
Como vice já viu, a margem líquida se refere ao lucro líquido obtido pela empresa em um determinado período. O resultado considera a subtração de taxas e custos.
Já a margem bruta é calculada considerando o lucro bruto da empresa dividido pela receita líquida. Assim, o resultado que é obtido se refere ao lucro conquistado pela empresa antes de subtrair impostos, encargos e despesas adicionais.
Para que serve esse indicador?
Nem todo dinheiro que você investe na sua empresa retorna como dinheiro de caixa. O que a margem líquida permite é que você descubra quanto de dinheiro, de fato, fica no caixa depois que você paga as despesas de sua empresa.

Mas, como dito anteriormente, é um dado que varia de acordo com o mercado em que sua empresa está inserida. Por exemplo, empresas do varejo costumam ter uma margem baixa, já que a competitividade é bem alta.
A margem líquida ajuda o gestor a entender se a lucratividade da empresa está dentro do esperado. Já para investidores ela ajuda a entender melhor se a empresa aparenta sucesso em seus negócios.
Também podemos dizer que uma margem alta permite uma negociação mais amigável com o cliente. Afinal, existe aí um espaço para negociação, descontos e abatimentos, considerando que a empresa está lucrando bastante. Isso pode ser essencial para ganho de mercado e para se firmar como uma autoridade.
Conhecer e aplicar a análise de margem líquida em sua empresa é fundamental para determinar ações mais certeiras e pautadas em dados que realmente refletem a saúde de seu negócio.