Trabalho Híbrido: Conheça As Vantagens E Desvantagens

homem em home office

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
homem em home office

Com a chegada da pandemia e o isolamento social o trabalho híbrido se tornou uma alternativa essencial dentro das empresas. Por isso é tão importante conhecer um pouco sobre esse modelo.

Antes os empregadores tinham certa resistência com relação ao home office. Hoje essa é uma boa escolha para as equipes.

Isso não apenas por questão de saúde. Afinal, esse trabalho pode ser bom tanto para o rendimento do funcionário quanto para a economia da empresa.

Conheça as vantagens e desvantagens do trabalho híbrido e tire todas as suas dúvidas sobre esse modelo de atuação.

Entenda O Que É Trabalho Híbrido

O trabalho híbrido se divide entre as atividades presenciais e as remotas. Ou seja, o funcionário passa parte de sua semana no escritório e outra parte trabalhando de casa.

Embora seja novidade para muitas pessoas, esse tipo de atuação já existe há muito tempo. Afinal, existem cargos que não precisam estar presenciais todos os dias.

No entanto, muitos chefes, líderes e empresários se sentem mais “seguros” quando têm sua equipe trabalhando na empresa.

Vantagens do Trabalho Híbrido

As vantagens desse modelo de trabalho são muitas. Veja a lista com as principais e entenda se o trabalho híbrido pode ser uma boa ideia para o seu negócio.

Redução de custos:

O funcionário é mais econômico se trabalha de casa. Energia, água e vale-transporte são algumas das reduções importantes. No entanto, é comum que a empresa forneça algum auxílio home office ao colaborador.

Flexibilidade:

O funcionário pode dispor o seu horário de trabalho de maneira flexível. Ele consegue se adaptar para atender as necessidades da empresa ao invés de fazer uma jornada engessada.

Aumento da produtividade:

Quem trabalha feliz trabalha melhor. Ademais, trabalhar em casa com certeza é um grande diferencial para o humor.

Afinal, muitos perdem horas no trânsito, precisam sair muito mais cedo de casa e se estressam com isso. No entanto, com o trabalho híbrido isso é reduzido de forma drástica.

Otimização de tempo é maior no trabalho híbrido:

Por falar em tempo, quanto você perde com funcionários que se atrasam? Imagine se pudesse resolver isso num passe de mágicas.

O trabalho híbrido também ajuda nessa questão. A equipe terá dias de trabalho remoto e dificilmente sofrerá atrasos para ligar o computador e começar a trabalhar de casa.

Desvantagens Do Trabalho Híbrido

Existem também alguns contrapontos. Eles representam algumas poucas desvantagens do trabalho híbrido e precisam ser contornados. São eles:

Gestão:

Com os funcionários em casa o gestor precisa ser ainda mais incisivo para acompanhar a produtividade e garantir prazos. Isso pode demandar um pouco mais de trabalho dos líderes.

Segurança de dados no trabalho híbrido:

A empresa deve garantir a segurança de dados. Faça isso ao oferecer softwares de proteção, senhas de acesso e garanta que as informações não sejam compartilhadas de forma indevida.

A situação se torna ainda mais delicada caso o colaborador utilize um computador pessoal. O ideal é que a empresa forneça o material e garanta a segurança.

Trabalho em equipe:

Manter o senso e equipe pode ser um desafio no trabalho híbrido. Afinal, alguns funcionários nunca se encontrarão por conta da escala. Uma dica é que os líderes promovam encontros esporádicos para manter a boa conivência.

Como Implantar O Trabalho Híbrido Na Minha Empresa?

mulheres em trabalho híbrido

Mudar do trabalho presencial para híbrido é algo que requer um bom planejamento. A sua equipe precisa estar preparada. Principalmente se esses colaboradores nunca trabalharam dessa forma antes.

IBGEM | Qual a importância do Trabalho Híbrido para sua Empresa?

Veja algumas dicas:

Estipule metas mais claras e objetivas:

As metas precisam ser definidas de forma clara e objetiva. Assim, cada funcionário saberá qual é o rendimento esperado dele mesmo sem ir ao escritório.

Supervisão das atividades:

É importante ter um líder para a equipe híbrida. Esse profissional deve manter uma excelente comunicação com todos. Assim ele consegue garantir o cumprimento das tarefas e auxilia a equipe diante de qualquer problema.

Treinamentos:

A equipe precisa estar preparada para trabalhar de casa. Isso requer treinamentos para que se sintam seguros em trabalhar “sozinhos”. Eles precisam ser capazes de resolver pequenos problemas no dia a dia.

Comunicação interna:

O trabalho híbrido só funciona com uma excelente comunicação interna. Portanto, é importante investir em comunicação. Assim você garante que todos os colaboradores recebam e passem informações com facilidade.

Invista em automação:

Invista em automação de processos. Afinal, isso aumenta o desempenho e ajuda a contornar as dificuldades do trabalho híbrido no processo de adaptação.

Dicas Para Manter O Espírito De Equipe No Home Office

mãos de equipe em trabalho híbrido

O trabalho híbrido pode afastar a equipe. Isso porque esse é um efeito natural já que a convivência entre as pessoas é reduzida. Mas como contornar esse problema?

Mantenha salas de bate-papo:

Crie salas de bate-papo com a equipe para que todos mantenham a comunicação. Ainda que o foco seja o trabalho, faça desse um espaço leve e descontraído para conversa.

Reuniões esporádicas:

Agende reuniões esporádicas para que a equipe se reúna. Por exemplo, um café da manhã com todos a cada 15 dias. Ou ainda, um happy hour por mês para confraternizar.

Compartilhamento de informações:

Mantenha o contato entre as equipes. Se você tem um funcionário excelente em sistema, peça para auxiliar outro com dificuldades. Assim você valoriza os talentos e estimula os laços entre eles.

O trabalho híbrido é uma ótima alternativa em muitos aspectos. no entanto, ainda temos muito a aprender sobre isso. Porém, com certeza é uma tendência que aumenta e se torna cada vez mais frequente daqui para frente. Você se sente pronto para isso?

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

BPO Financeiro

LTV: Aprenda o que é, e como calcular

Existem muitas estratégias que são essenciais para ajudar na boa administração empresarial. Dentre elas, o Lifetime Value se destaca como uma das ações essenciais para

BPO Financeiro

O que é orçamento empresarial? Entenda tudo!

O orçamento empresarial é uma ferramenta fundamental de gestão financeira utilizada por organizações de todos os portes e setores. Ele consiste em um plano detalhado

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul