A tecnologia é uma grande aliada de empresas de qualquer porte. Com ela é possível automatizar processos e facilitar a rotina para entregar os melhores resultados. Nesse contexto, escolher o melhor ERP é fundamental.
ERP é a sigla para o Enterprise Resource Planning, ou, Sistema de Gestão Integrado.
Ele é um software que ajuda a organizar a rotina e otimizar muitas tarefas. Portanto, contribui para que a empresa seja mais eficiente e mais lucrativa. Quer saber mais? Continue lendo até o final!
O que é e como funciona um ERP?
Um ERP é um programa que integra os processos de sua empresa. Ele otimiza as tarefas e faz com que se tornem mais ágeis e eficientes, além de facilitar a rotina.
Com um ERP os líderes podem acompanhar todas as etapas de trabalho. Assim, a gestão fica mais eficiente no dia a dia da empresa. Os resultados também se tornam melhores em muitos sentidos.
O ERP também ajuda a diminuir as margens de erros. Afinal, ele faz com que as tarefas se tornem mais rápidas e menos arriscadas. Assim o cliente percebe os resultados e a própria empresa consegue faturar mais.
Dicas para escolher o melhor ERP
Empresas que procuram pelo melhor ERP podem se confundir na hora da escolha.
Isso é natural, pois, existem muitas ofertas no mercado. Portanto, criamos uma lista com 7 coisas que você pode considerar na hora de escolher o seu ERP.
Necessidades de sua empresa
O melhor ERP para a sua empresa é aquele que atende as necessidades dela. Portanto, você deve identificar quais são essas necessidades e quais os processos que são prioridade no ERP.
Lembre-se que o software atende a todos os setores.
Ele pode ser usado na contabilidade, financeiro, recursos humanos, vendas, marketing, comercial. Identifique quais pontos precisam ser melhorados em cada um no momento da escolha.
Número de acessos
Quantas pessoas precisam acessar o ERP? Os softwares limitam os acessos com senhas para pessoas autorizadas. Isso aumenta muito a segurança de dados.
Esse é um fator que impacta diretamente o preço e a complexidade do ERP escolhido. Sendo assim, pense nisso na hora da contratação.
Facilidade de uso
Implantar um novo Enterprise Resource Planning requer também a adoção de uma nova cultura.
O melhor ERP é aquele proporciona uma migração simples e confortável. Afinal, softwares muito complexos são mais indicados para equipes que já estão acostumadas ao uso.
Ofereça um treinamento para os funcionários. Ajude-os a usar o programa sem medo. Ademais, lembre-se que o ERP deve trazer soluções, não dificuldades.
Escolha o ERP para o porte da empresa
Um erro comum é escolher um ERP que é muito mais complexo do que a empresa precisa. Isso gera custos e dificuldades no uso. Além disso, a equipe desanima em usar o software.
Faça planos de crescimento em curto e médio prazo e escolha o melhor software. Atualmente existem muitas opções de ERPs para pequenas empresas.
Saiba qual é o seu orçamento
Os ERPs são as opções mais acessíveis do mercado. Ainda assim, custam dinheiro. Portanto, é interessante organizar as finanças e entender quanto você pode investir nisso.
A escolha por um software complexo vai custar mais caro. Porém, lembre-se que o ERP não deve trazer preocupações financeiras.
Sendo assim, escolha aquele que cabe no seu bolso. Antes de adotar um software mais caro reserve dinheiro para não ter problemas.
Entenda o suporte prestado
Precisar de ajuda e não conseguir é muito frustrante. Para um gestor isso é ainda mais estressante. O importante é se precaver!
Pesquise sobre o atendimento do ERP antes de contratar. Evite linhas ocupadas, e-mails ignorados e atendimento de má qualidade.
Analise quais são os meios de contato disponibilizados pela empresa. Verifique se além do telefone eles costumam responder os usuários nas redes sociais, por exemplo.
Ademais, é importante pesquisar a reputação da marca em sites como Reclame Aqui. Além disso, você também pode acompanhar os comentários dos clientes nos perfis oficiais.
Contar com um suporte ágil e eficiente quando você precisar é importante. Considere isso na hora de escolher o melhor ERP para a sua empresa.
Conheça os ERPs do seu nicho
Existem muitos softwares que atendem demandas de um nicho específico do mercado. Ao invés de pesquisar apenas “o melhor ERP do mercado”, que tal filtrar isso para o seu segmento?
Quais são os softwares mais utilizados pelos seus concorrentes? Se eles funcionam para outras marcas, podem funcionar para a sua. Basta adaptar para o que você precisa.
Empresas pequenas precisam de ERP?
Não são somente empresas grandes que podem aproveitar os benefícios do ERP.
Esse tipo de programa traz vantagens para pequenas e médias empresas. Ele impulsiona o crescimento do seu negócio. Os benefícios são:
- Organização na demanda de trabalho
- Agilidade e automatização de processos
- Segurança das informações
- Acesso remoto
- Diminuição dos erros.
O controle elevado também diminui os riscos financeiros. Afinal, você precisa lidar com documentos, obrigações tributárias, contas a pagar e receber…
Tudo isso pode ser controlado. Dessa forma você mantém a proteção do negócio.
Além disso, a gestão unificada garante que o gestor acompanhe todas as informações. Os dados ficam visíveis e acessíveis com alguns cliques.
O melhor ERP não só traz benefícios para empresa. Ele também melhora a impressão do cliente. Afinal, com mais agilidade e menos erros a sua marca se destaca no mercado e pode se tornar uma referência no nicho.