O KPI é uma das melhores formas de você avaliar, através de indicadores, se a sua empresa está indo para o caminho do sucesso ou está saindo fora da rota do mercado.
Mas, como que ela pode te mostrar tudo isso através de indicadores? Neste post irei lhe mostrar detalhes e, claro, como ela pode ser aplicada no seu negócio.
Boa leitura!
<h2><strong>O que é o KPI?</strong></h2>
KPI é uma sigla em inglês que significa Key Performance Indicator ou como em tradução livre, Indicador-Chave de Performance.
Assim, o foco é avaliar ações da empresa e entender se elas estão superando as expectativas do negócio ou se não estão indo tão bem.
<h2><strong>Para que serve o KPI?</strong></h2>
Assim, o KPI serve como indicadores que mensuraram e acompanharam o desempenho da empresa ou dos colaboradores, dependendo do objetivo.
Através das informações obtidas é possível verificar se o seu negócio está alcançando os objetivos determinados ou não.
Ou seja, independentemente do que esteja sendo medido, o principal foco da KPI é que você veja os números a respeito dele e faça melhorias ligadas ao setor.
Quando bem aplicada, inclusive, a KPI consegue apontar possíveis falhas no negócio e como elas podem ser melhoradas.
Mas, tenha atenção, pois, analisar as KPIs separadas não irão oferecer informações insuficientes, neste caso, é preciso avaliar outros indicadores que juntos, irão apresentar as informações que precisa.
<h2><strong>Quais são os KPIs mais utilizados?</strong></h2>
<h3><strong>- KPI Qualidade:</strong></h3>
Os KPIs de qualidade conseguem mostrar a qualidade do seu produto ao cliente.
Neste caso, estou falando, de fato, da qualidade. Sabe aquele vídeo game que você compra e as três primeiras apertadas no botão afunda? Então, isso ai é qualidade.
Além disso, esses modelos de KPIs podem verificar outras questões como:
<ul>
<li>Identificar erros;</li>
<li>Imprevistos;</li>
<li>Gargalos na produção que precisam ser corrigidos;</li>
<li>Melhorar o processo.</li>
</ul>
Assim, o KPI de qualidade deve ser utilizado na hora de mensurar:
<ul>
<li>Porcentagem de produtos que tem defeito;</li>
<li>Eficiência da produção;</li>
<li>Índice de reclamações dos clientes.</li>
</ul>
<h3><strong>- KPI Financeiro:</strong></h3>
Os KPIs financeiros conseguem medir os resultados da sua empresa quando o assunto é as finanças.
Neste caso, eles irão acompanhar toda a saúde financeira da sua empresa, desde o lucro até a economia de dinheiro para pagar as contas.
Assim, os KPIs financeiros são usados para:
<ul>
<li>Saber a lucratividade da sua empresa;</li>
<li>Qual é o ROI do seu negócio;</li>
<li>Qual é o faturamento da sua empresa em um período;</li>
<li>O quanto que a sua empresa está gastando?</li>
</ul>
<h3><strong>- Cliente:</strong></h3>
Os KPIs ao cliente têm como meta mensurar a relação do sue negócio com o cliente.
Isso mesmo, ela vai mostrar para você se a relação da sua imagem, produto e até atendimento está sendo satisfatório para os clientes.
Os KPIs mais comuns para mensurar esses objetivos são:
<ul>
<li>Taxa de retenção de cliente;</li>
<li>Índice de satisfação;</li>
<li>NPS – Net Promoter Score, sigla que avalia quais são as chances de o cliente indicar a sua empresa para outras pessoas.</li>
</ul>
Esses três tipos de indicadores são muito importantes para mostrar como a sua empresa está se relacionando com os consumidores.
<h3><strong>- Produtividade:</strong></h3>
Existe também o KPI que vai avaliar a performance de produtividade da sua empresa.
A ideia central é ajudar a entender quais são as melhores formas de utilizar os recursos da sua empresa e quais os pontos vão precisar ser melhores para que obtenham melhores resultados.
Alguns KPIs usados são:
<ul>
<li>Índice de capacidade da empresa em determinados processos (quantidade de controle de vídeo game que a Sony consegue fazer por minuto, por exemplo);</li>
<li>Quantidade de Churns (Clientes que deixaram de comprar na empresa);</li>
<li>Horas que foram trabalhadas em um determinado projeto;</li>
<li>Taxa de receita do vendedor.</li>
</ul>
<h3><strong>- Gestão de pessoas:</strong></h3>
É muito importante que você consiga medir se a sua equipe está feliz de trabalhar na sua empresa.
Já falamos isso em outro post, uma equipe feliz tende a se sentir mais motivada, o que as fazem produzir mais e falar bem da empresa para os outros.
Para medir a “felicidade” dos seus colaboradores você pode verificar itens como:
<ul>
<li>Percentual de faltas, absenteísmo;</li>
<li>Taxa de retenção de talentos;</li>
<li>Taxa de turnover, ou seja, a quantidade de funcionários que entram e sai da empresa, o que ajuda no aprimoramento no processo e seleção;</li>
<li>Clima organizacional que avalia o índice geral da empresa e como ele está impactando o dia a dia do negócio.</li>
</ul>
<h3><strong>- Estratégia:</strong></h3>
Por fim, temos os KPIs de estratégia que mostra como as empresas estão caminhando em direção das metas e dos objetivos.
Alguns indicadores são:
<ul>
<li>Aumento da lucratividade;</li>
<li>Taxa de Market Share, que em tradução livre significa participação no mercado;</li>
<li>Crescimento mensal da empresa.</li>
</ul>
<h2><strong>Como escolher o melhor KPI para a sua empresa?</strong></h2>
De forma geral, não existe um KPI bom ou ruim, na verdade, o melhor KPI é o que está ligado aos objetivos do seu negócio.
Para escolher qual deles é a melhor opção para os seus objetivos e negócios, abaixo deixo alguns critérios fundamentais para a escolha do melhor KPI da sua empresa:
<h3><strong>- Mensuração:</strong></h3>
A primeira coisa que você precisa avaliar é se vai dar para medir a ação que está implantando na sua empresa.
Nem sempre um item é possível medir, nesse caso, você vai precisar reavaliar e buscar por outro ponto de mensuração.
<h3><strong>- Relevância:</strong></h3>
O melhor KPI vai ser aquele que vai estar de acordo com o que a sua empresa busca.
Portanto, foque nos indicadores que irão medir algo que realmente vai fazer a sua empresa crescer, impactando diretamente no desempenho da empresa.
<h3><strong>- Seja uma base para a tomada de decisões:</strong></h3>
Os resultados obtidos através da análise de KPIs precisam ser úteis para a tomada de decisão para a sua empresa.
A ideia da mensuração é ajudar a realizar as escolhas certas.
<h3><strong>- Periodicidade:</strong></h3>
Por fim, é importante que o KPI consiga ser mensurado sempre, ou seja, com frequência.
O indicador precisa ser utilizado sempre para que você consiga aprimorar os produtos, atendimentos e claro, serviços.