Nem sempre um alto volume de vendas significa que a sua empresa está lucrando bastante. Para ter certeza disso, é preciso avaliar diferentes dados. Entre eles, a receita bruta. Basicamente, consiste no quanto o negócio fatura por mês.
Em outras palavras, quanto dinheiro entrou em caixa referente às vendas do período. Em geral, isso é calculado mês a mês, uma vez que todos os meses existem contas para serem pagas. Por isso, vale a pena saber o que é a receita bruta e qual é a sua importância para o sucesso do negócio.
Então, se você tem interesse no assunto e quer saber mais continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, encontre as principais informações a respeito do tema.
- O que é a receita bruta em empresas
- Qual sua importância para o negócio
- Vantagens de identificar a receita bruta
O que é a receita bruta em empresas
A receita bruta nada mais é do que o valor total de vendas de uma empresa. Isso independe se o negócio vende produtos, serviços ou ambos. Desse modo, pode-se dizer ainda que a receita bruta consiste no quanto se fatura por mês. Isto é, todo o dinheiro que entrou no caixa em um certo período.
No entanto, não se trata do mesmo conceito de lucro. Afinal, depois de identificar o valor da receita bruta, é preciso descontar todas as despesas existentes. Assim, somente após as deduções, é possível averiguar quanto a empresa lucrou.
Portanto, além das despesas fixas e variáveis, é necessário descontar os impostos que se deve pagar. Claro, no mesmo período em que se obteve a receita bruta. Isso porque existem tributos que precisam ser pagos com uma periodicidade diferente dos demais.
Já a informação correspondente à receita bruta pode ser encontrada no DRE. Ou seja, na Demonstração do Resultado do Exercício. Esse documento é um relatório, elaborado em conjunto com o Balanço Patrimonial.
Em geral, ambos são de responsabilidade do contador da empresa. Vale dizer também que todos os negócios devem elaborar o DRE, de maneira anual. Dessa forma, a receita bruta é o dado que primeiro aparece no resultado do exercício. E para calculá-la, existe a seguinte fórmula:
Receita bruta = número de produtos e/ou serviços vendidos X valor de cada um.
Como veremos mais adiante, trata-se de um indicativo que oferece muitos benefícios. Afinal, com a receita bruta é possível fazer comparações mês e mês. E assim ter uma visão mais clara de como está o desempenho do seu negócio.
Qual sua importância para o negócio
Entender a receita bruta de uma empresa é essencial para avaliar como está o seu desempenho. Afinal, quanto maior o seu valor em um determinado período de tempo, melhor. Assim, é possível comparar se em um mês o volume de vendas foi maior ou menor do que no mês anterior.
Porém, nesse caso, é preciso considerar ainda quais foram os itens vendidos. Isso porque, se em um mês a receita bruta foi maior, não quer dizer necessariamente que houve mais vendas. E sim que foram vendidos artigos de maior valor.
Ou seja, por mais importante que seja a receita bruta, ela não pode ser analisada de maneira isolada. Além disso, do seu valor é preciso descontar todas as despesas existentes para que se chegue ao lucro. Ou seja, o quanto de fato o seu negócio ganhou em termos financeiros.
Mesmo assim, é uma análise essencial. Inclusive, para avaliar a sazonalidade do seu negócio. Isto é, quais são os meses em que há mais vendas e quais são os que registram um número baixo de vendas. A partir desse entendimento, consegue-se criar estratégias para mudar a situação.
E assim fazer com que os meses com menos vendas se tornem mais lucrativos também. Outra vantagem de se deter a esse indicativo é porque ele ajuda a conhecer a performance de diferentes produtos ou serviços. Com isso, é viável identificar aqueles que vendem com mais rapidez.
Da mesma forma, identificar os produtos que permanecem nas prateleiras por mais tempo. Já as empresas que prestam serviços podem verificar quando eles são mais requisitos. E de modo semelhante fazer comparações, caso ofereçam mais de um tipo de serviço.
Vantagens de identificar a receita bruta
Para que seja viável realizar todas essas análises, entretanto, é preciso contar com um sistema onde todas as saídas possam ser registradas. Hoje em dia, há softwares muito eficientes, que permitem o registro das vendas com segurança e facilidade.
Mais uma vantagem é que ao identificar a oscilação da receita bruta, você pode fazer previsões. Inclusive, prever os períodos em que se deve dispor de um maior número de mão de obra. Desse modo, em meses que tradicionalmente as vendas são maiores, basta contratar mais funcionários.
No comércio, essa variação é bastante clara. Em especial, no varejo que trabalha com as datas comemorativas. Porém, em outros segmentos de mercado, nem sempre os indícios são tão evidentes. Portanto, a análise da receita bruta pode ser uma grande aliada da tomada de decisões.
O quanto se fatura por mês também ajuda a compreender melhor o chamado ponto de equilíbrio. Ele se refere à quantidade mínima de produtos e serviços que a empresa precisa vender para dar conta de todas as despesas. Sejam elas fixas sejam elas variáveis.
Nesse contexto, pode se averiguar a necessidade de precificar de maneira mais adequada. Afinal, produtos e serviços devem ter um preço compatível com o mercado. E, ao mesmo tempo, a sua venda precisa ser suficiente para manter o negócio de portas abertas.
Além disso, se mesmo com uma receita bruta alta as contas não estão fechando no final do mês, pode significar que os custos estão maiores do que o apropriado. Isso exige rever as despesas e economizar onde for possível.
Então, é possível dizer que analisar a receita bruta ajuda a entender a situação da empresa. Por fim, outra vantagem é que se trata de um indicativo fácil de calcular. Assim como acompanhar todos os meses.
Amanda Almeida