Carga Tributária: O que é e como funciona?

carga tributária

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É comum ouvir que no Brasil a carga tributária é alta. Mas você sabe exatamente o que isso significa? Basicamente, que no país pessoas e empresas precisam pagar vários impostos. Porém, há muito mais para entender sobre o tema.

Portanto, se você deseja descobrir mais a respeito do que é carga tributária. E como ela funciona no país, continue com a leitura deste artigo. Dessa forma, nos tópicos a seguir você encontra as informações pertinentes a tema.

E também aprende como é possível reduzir a carga tributária para a sua empresa.

  • O que é a carga tributária e para que serve
  • Como é a carga tributária no Brasil
  • Dicas para reduzir os gastos na sua empresa

O que é a carga tributária e para que serve

A carga tributária consiste em todos os tributos que o governo cobra dos contribuintes. Sejam eles pessoas físicas sejam pessoas jurídicas. A ela, soma-se ainda o chamado PIB, que é o Produto Interno Bruto do país.

Portanto, pode-se dizer ainda que o termo se refere ao montante de impostos que são pagos e o quanto eles representam em relação a tudo o que é produzido em território nacional.

Desse modo, em números, calcula-se a carga tributária através da soma de todos os valores que o governo arrecadou em um determinado período. Não só os impostos, como ainda as taxas e as contribuições. Em geral, usa-se o ano como referência para esse cálculo.

Também se soma todos os tipos de impostos. Ou seja, os federais, os estaduais e os municipais. Depois, é preciso dividir o resultado pelo valor correspondente ao PIB. Claro, referente a igual período.

Se o valor final for multiplicado pelo número 100, consegue-se chegar, em porcentagem, a quanto a carga tributária alcança o PIB. Com isso, a carga tributária possui a seguinte fórmula:

CARGA TRIBUTÁRIA = SOMA DOS TRIBUTOS / PIB x 100

É importante ainda entender que todos os tributos que o governo arrecada devem ter um adequado destino. Isto é, basicamente, esse dinheiro deve financiar as atividades do governo. E assim, oferecer os serviços a que todos os cidadãos têm direito.

Entre eles, relacionados à saúde, educação, segurança, transporte, cultura e desenvolvimento social.

Como é a carga tributária no Brasil

Nos últimos anos, o cálculo da carga tributária mostrou que ela equivale a 35% em média do PIB. Essa porcentagem quer dizer que um terço do que o Brasil produz é arrecadado pelo governo por meio de tributos.

Segundo pesquisas, o valor é menor do que muitos países classificados como desenvolvidos. Por outro lado, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário fez um estudo e revelou a seguinte informação: o Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade é o mais baixo entre os países que entraram no levantamento.

Então, essa conclusão indica que apesar da carga tributária no país ser alta, ela nem sempre é destinada à população de maneira apropriada. Portanto, o desafio do governo é fazer com que o dinheiro que se arrecada seja usado de modo mais eficiente.

Vale lembrar que os impostos no Brasil são os seguintes:

Impostos Federais

  • IOF – Imposto sobre Operações Financeiras;
  • IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física;
  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • INSS – Instituto Nacional do Seguro Social;
  • Cofins – Contribuição de Financiamento da Seguridade Social;
  • PIS – Programa de Integração Social;
  • II – Imposto sobre Importação;
  • CSLL – Contribuição Social sobre Lucro Líquido.

Em geral, eles representam 60% de toda a carga tributária que o governo arrecada no país.

Tributos estaduais

  • ITCMD – Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação;
  • IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Motores Automotores;
  • ICMS – Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Esses tributos compõem em torno de 30% do que os contribuintes pagam para o governo do estado.

Tributos municipais

  • IPTU – Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana;
  • ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis;
  • ISS – Imposto Sobre Serviços.

Esses impostos são responsáveis por apenas 5% em média de toda a carga tributária arrecadada no Brasil. Os interessados podem acompanhar em tempo real o quanto de impostos o Brasil já arrecadou dentro de um período de tempo. Para tanto, existe o site do Impostômetro.

Taxas e contribuições e a carga tributária

Além disso, existem os demais tributos, como as taxas e as contribuições de melhoria e contribuições especiais. Os últimos dois são pouco comuns e ocorrem em casos bem específicos. Mas as taxas fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

Desse modo, elas se referem ao pagamento que é feito em decorrência de um certo serviço prestado pelos órgãos do governo. É o que acontece, por exemplo, quando se paga um valor fixo para fazer uma nova carteira de identidade. Ou para ter um passaporte.

Outros exemplos são a taxa de coleta de lixo e a de iluminação pública. Nesses casos, entretanto, o mais comum é que a cobrança apareça em conjunto com outras contas, como o IPTU e a de energia elétrica, de modo respectivo.

Portanto, também são valores que são acrescidos na carga tributária do país.

Dicas para reduzir os gastos na sua empresa

Como você pode ver, há diferentes impostos que as empresas devem pagar. Se elas não fizerem isso, estão sujeitas às penalidades, como multas. Afinal, pagar tributos é uma obrigação de todos os contribuintes. Ou seja, tanto das pessoas quanto das empresas.

Assim, indica-se às empresas pagarem todos os impostos que lhe cabem. Mas sem que isso prejudique as finanças do negócio. Por isso, é urgente fazer a adequada gestão tributária. Hoje em dia, existem empresas especializadas em oferecer esse serviço.

Elas ajudam a organizar as contas empresariais. Dessa forma, o objetivo é que não falte dinheiro para dar conta de todos os tributos. E que nem falte dinheiro para a empresa. Uma estratégia eficiência para alcançar esse objetivo é avaliar os incentivos fiscais aos quais se tem direito.

Além disso, a escolha do melhor regime tributário contribui em muito para que a empresa pague somente os impostos necessários.

Vinicius Almeida

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul