Nem sempre é fácil para uma empresa identificar o quanto o seu negócio realmente é lucrativo. Afinal, ela pode vender muito, mas também ter uma lista longa de despesas. Por isso, existem os indicadores financeiros.
Desse modo, eles ajudam a entender melhor como está o seu desempenho financeiro. E assim orientar a tomada de decisões. Ficou interessado no assunto e quer saber mais?
Então, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, você aprende mais o que são e quais são os principais indicadores financeiros. E também quais são os mais relevantes para o seu negócio e como analisá-los.
- O que são os indicadores financeiros
- Quais são os principais indicadores
- Quais escolher e como analisá-los
O que são os indicadores financeiros
Usar métricas para entender como estão as finanças da empresa é uma forma eficiente de avaliar os resultados. Para tanto, há os chamados indicadores financeiros. Eles consistem em dados financeiros que podem ser facilmente analisados.
Dessa maneira, é possível tomar decisões assertivas. Afinal, apenas conhecendo a realidade do negócio, o gestor pode fazer as escolhas mais adequadas. Seja o momento certo de realizar investimentos. Seja a hora mais propícia de lançar um novo produto, por exemplo.
Isso é possível porque os indicadores financeiros mostram se há condições financeiras para tanto. Ou se é melhor esperar já que existe a previsão de um maior faturamento em breve. As métricas indicam ainda se é preciso reduzir as despesas. E se a precificação dos produtos e serviços é adequada, entre outros dados.
Por outro lado, acompanhar essas métricas exige dedicação e disciplina. Isso porque é necessário definir quais indicadores financeiros analisar. Depois, é preciso coletar, consolidar e analisar as informações. Então, recomenda-se que exista um profissional responsável pela atividade.
Quais são os principais indicadores
Existem diferentes indicadores financeiros para acompanhar dentro da empresa. E que ajudam a avaliar o seu desempenho financeiro. Confira a seguir quais são os principais:
Margem Bruta
Essa é uma métrica que mostra a porcentagem de ganho que se incorpora a cada venda. A sua fórmula é: Margem Bruta = Lucro bruto / Receita total * 100.
Vale lembrar que o Lucro bruto consiste na diferença entre o que é faturado e o custo de fazer o produto ou executar o serviço. Já a Receita total é calculada ao multiplicar o preço do que foi vendido pela quantidade de vendas.
Margem EBITDA
Em português, a sigla é traduzida como Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Assim, a margem EBITDA trata-se do resultado obtido com a operação da empresa. E mostra o quanto ela é ou não rentável.
Portanto, a fórmula para essa métrica é: Margem EBITDA = EBITDA / Receita total * 100.
Margem Líquida
Esse é outro dos indicadores financeiros. Ele mostra a porcentagem de lucro líquido da empresa em relação à receita total. Com isso, recebe a seguinte fórmula: Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita total * 100.
Margem de Custos
Essa métrica ajuda a entender o quanto as despesas são significativas para a empresa. Dessa maneira, é preciso considerar o custo que se tem em toda venda realizada. Seja para pagar insumos seja devido às embalagens, entre outros.
Então, a fórmula é a seguinte: Margem de Custos = Custos Totais / Receita Total * 100.
Ponto de Equilíbrio
É conhecido ainda como break even point. Esse indicador serve para mostrar o valor mínimo que o negócio deve faturar para dar conta de todas as despesas. Assim, a partir desse valor, o restante é considerado lucro.
Liquidez Corrente
Trata-se de uma métrica que calcula a capacidade que uma empresa tem de pagamento no curto prazo. Assim, sua fórmula é: Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
Entenda que o passivo circulante são as contas de curto prazo. E os ativos circulantes são os recursos que o negócio tem. Porém, desde que possam ser convertidos para servirem de pagamento também no curto prazo.
Índice de Cobertura de Juros
Consiste no indicador financeiro que consegue medir a capacidade que a empresa possui de pagar juros de empréstimos e dívidas existentes. Para tanto, use a fórmula: Índice de Cobertura de Juros: EBITDA / Despesas Financeiras com Juros.
ROI
A sigla refere-se ao termo retorno sobre o investimento. Então, calcula o ganho que o negócio teve em relação ao um determinado investimento. Para tanto, basta usar a fórmula: ROI: (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial.
Ticket médio
Usa-se bastante na área comercial, pois apresenta o faturamento por cliente. O cálculo é feito da seguinte maneira: Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas do período. É mais um dos indicadores financeiros que ajuda a compreender a situação do negócio.
Quais escolher e como analisá-los
Embora todos os indicadores financeiros sejam relevantes, há negócios que podem focar só em alguns. Por isso, o gestor deve avaliar quais são os mais importantes. E claro, para avaliar as métricas, é preciso que se consiga obter os dados necessários.
Além disso, há uma dica para as empresas que querem começar a analisar os indicadores financeiros: defina em um primeiro momento poucas métricas. E depois acrescentar aos poucos as demais. Assim, é possível executar uma análise assertiva.
Já para a escolha dos indicadores, o gestor deve fazer algumas perguntas. Entre elas, o que essa métrica pode mostrar? No que ela vai me ajudar? Ou seja, é necessário entender o que ela representa e como pode ser útil para o seu negócio.
Quanto à análise, é necessário definir o período em que os dados serão analisados. É apropriado que sempre seja igual, para que possam ser feitas comparações. É importante ainda que se tenha um cuidado especial ao interpretar os resultados.
Afinal, eles podem parecer negativos, mas haver uma explicação e isso deve ser considerado. Portanto, para analisar os indicadores financeiros deve-se discutir as variáveis envolvidas no resultado obtido.
A partir dessa análise, o gestor consegue tomar decisões. Inclusive, executar ajustes que contribuam com a otimização dos resultados no próximo período.
Amanda Almeida