O que é Gestão de Pessoas e como usar

o que é gestão de pessoas

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Entender o que é gestão de pessoas é essencial para o sucesso da sua equipe. Por isso, os gestores e líderes dentro da empresa devem saber como aplicar esse conhecimento. As vantagens são inúmeras, para todos os envolvidos. Inclusive, para que o negócio atinja os seus objetivos.

Então, ficou interessado no assunto e quer saber mais? Para tanto, continue com a leitura deste artigo. E nos tópicos a seguir aprenda o que é gestão de pessoas, como implementar e veja quais são os seus benefícios.

O que é e como funciona a gestão de pessoas

A gestão de pessoas consiste em uma série de atividades. Entre elas, tratar os colaboradores de forma adequada. Isso não se refere apenas à relação interpessoal. Mas também a muni-lo com as ferramentas ideais para que execute a sua função.

O que é gestão de pessoas engloba ainda oferecer um ambiente de trabalho apropriado. Seja em relação ao espaço físico em si. Seja no sentido de garantir um local de respeito e colaboração. Além disso, o gestor deve contar com algumas habilidades específicas.

Boa comunicação e o uso da linguagem apropriada são algumas delas. Também é importante que ele tenha uma posição de líder. Desse modo, deve dar o exemplo e inspirar. E claro, estar atento às necessidades da sua equipe. E assim sempre oferecer o apoio adequado.

Porque é importante gerir os colaboradores

Agora que você já sabe o que é gestão de pessoas, é preciso aprender a sua importância. Em primeiro lugar, todos os envolvidos são beneficiados. Tanto a empresa que ganha em produtividade. Quanto os profissionais, que exercem suas tarefas com qualidade.

Em segundo lugar, a boa gestão reflete até mesmo na satisfação dos clientes. Afinal, se a equipe trabalhar em um ambiente satisfatório, as chances de atender com qualidade os clientes estão garantidos. Portanto, vale a pena investir em uma gestão de pessoas assertiva.

Como aplicar a gestão de pessoas

Depois de compreender o que é a gestão de pessoas e sua importância, chega a hora de descobrir como aplicá-la na sua empresa. Então, veja a seguir as principais recomendações para os gestores e líderes.

Defina metas e competências para cada colaborador

A primeira dica para gerir equipes é deixar muito claro as suas competências. Ou seja, cada profissional deve entender o que deve fazer. Inclusive, quais são as suas metas. Ainda mais quando o trabalho é equipe, pode haver dúvidas.

Por isso, é essencial que o gestor se comunique de forma adequada. Explicando o que cada um deve fazer. De modo semelhante, é indicado que cada membro da equipe entenda a função dos demais. E claro, o gestor deve estar acessível para tirar qualquer dúvida.

Ofereça os recursos necessários

Para aplicar o que é gestão de pessoas, deve-se garantir que a equipe tenha acesso a todos os recursos que precisa. Em outras palavras, que ela recebe as ferramentas apropriadas. Seja bons computadores. Seja uma mesa e cadeira ergonômicas para desempenhar a sua função.

Também é importante que obtenha todas as instruções adequadas. Esses cuidados ajudam a aumentar a satisfação do profissional. Por consequência, o seu trabalho é feito com maior eficiência. Isto é, com agilidade, mas sem perder em qualidade.

Além disso, hoje em dia, em alguns nichos de mercado, as novas tecnologias são essenciais. Então, não deixe de oferecer ao colaborador tudo o que é preciso para contribuir com a execução da sua tarefa.

Faça reuniões de feedback periódicas

Outra dica para aplicar com sucesso a gestão de pessoas é promover reuniões de feedback periódicas. Elas podem ser em conjunto. Ou até mesmo serem individuais, de acordo com a situação. De todo o modo, o gestor deve dar um retorno ao colaborador.

Nessa hora, ele pode aconselhar o profissional a mudar a sua atitude, se não estiver adequada. Pode sugerir melhorias na forma que realiza as suas tarefas. Ou simplesmente elogiá-lo se tudo estiver sendo feito do melhor jeito.

Promova o engajamento da sua equipe

Mais uma forma de usar o que é gestão de pessoas é garantir que a equipe se engaje. Isso quer dizer que os seus membros precisam se sentir parte do todo. Então, cabe ao gestor mostrar que cada um tem um papel relevante. Que é importante para a empresa.

Essa é também uma forma de valorizar o seu trabalho. E como já se sabe, valorizar os profissionais faz com que eles se tornem mais produtivos. Ao engajar a equipe, ela consegue ainda atuar de modo colaborativo. Trocando ideias e experiências. Essa estratégia é fundamental para a qualidade do serviço.

Garanta uma remuneração adequada

A valorização da equipe também acontece quando ela recebe bons salários. Assim como os benefícios que atendam às suas necessidades. Criar planos de carreira é outra maneira de promover a satisfação dos profissionais.

Cada empresa deve escolher a forma de realizar esses incentivos, conforme as suas necessidades. De todo o modo, esse é um assunto que merece atenção especial.

Esforce-se para reter os talentos

Para muitos negócios, é difícil encontrar profissionais qualificados. Isto é, que atendem pré-requisitos importantes. Muitas vezes, é preciso treinar a equipe para desempenhar a sua função. Por isso, vale a pena reter os talentos.

Além salários juntos, um ambiente de trabalho adequado ajuda muito. Mas há outras formas. Entre elas, permitir que a equipe tenha mais autonomia. E que participe das decisões. Promover cursos de capacitação é outra dica.

Esteja preparado para as novas gerações

O que é gestão de pessoas passa ainda pela atualização dos gestores. É preciso que eles aprendam a lidar com as novas gerações, que para muitos setores são os principais profissionais da empresa.

Isso pode ser feito com todas as dicas já citadas. Mas também com um modelo de negócios moderno. Pode ser eliminando em parte as hierarquias. Pode ser com um ambiente colaborativo, de troca e aprendizagem. Assim, é possível garantir equipes que entendam melhor as atuais demandas do mercado.

Amanda Almeida

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul