Empresas que desejam obter sucesso no seu nicho de atuação devem definir objetivos. A boa notícia é que há diferentes metodologias consagradas. Elas ajudam em muito na hora de atingir metas. Uma delas tem foco nos objetivos e resultados que se quer alcançar. Trata-se da chamada OKR.
O ex-CEO da Intel, Andrew Grove, foi quem criou esse método. A partir de então, começou a ser aplicado de modo amplo em empresas de tecnologias. No entanto, negócios de todos os segmentos e portes podem implementá-lo.
Além de simples, é muito eficiente. Isso fez com que conquistasse cada vez mais os gestores. Em especial, aqueles que buscam por metodologias que garantem sucesso. Então, se você também quer saber mais a respeito de OKR o que é. E como implementar essa metodologia continue lendo este artigo.
Nos tópicos a seguir, descubra tudo sobre esse tema e comece a aplicar na sua empresa.
- OKR o que é e como funciona
- Vantagens de aplicar metodologia
- Como implementar o OKR com sucesso
OKR o que é e como funciona
OKR o que é consiste na sigla para Objectives and Key Results. Ou seja, em inglês, significa Objetivos e resultados chave. Desse modo, é uma metodologia para aplicar em qualquer tipo de negócio. Tanto em empresas de diferentes portes quanto em distintos segmentos de mercado.
Assim, é preciso definir os objetivos que se quer alcançar e os resultados necessários. Ambos devem orientar as ações da empresa e a atuação dos colaboradores. É também um método bastante simples e eficiente.
Na prática, o OKR funciona ao formular uma frase. Nela, deve aparecer um objetivo. E os resultados que precisam ser atingidos para tanto. Portanto, cria-se a frase a partir da seguinte lógica:
Eu vou (objetivo) medido por (resultados para atingir).
Dessa maneira, é preciso colocar o que se busca na frase. Ou seja, “Eu vou” e depois o que deve ser feito. Isso é possível com a definição de metas secundárias. Para entender melhor, confira o exemplo:
Eu vou tornar a empresa líder do segmento na região medido pelo crescimento no número de clientes e de vendas.
Para essa metodologia, os objetivos podem ser ambiciosos. E os resultados, mensuráveis, a fim de avaliar quando o objetivo for atingido. Portanto, é necessário ser específico. Por exemplo, que o aumento de clientes e de vendas seja de 50%.
Pode-se ainda definir outros resultados, como aumentar o número de pontos de vendas em 25%. E investir mais 20% em ações de marketing. É essencial que os objetivos sejam diretos e de fácil entendimento. Já os resultados, chamados ainda de resultado-chave, podem ser até cinco.
Outra dica é mudar o termo “Eu vou” para expressões mais abrangentes. “Nós vamos” é uma variação adequada, pois o OKR também serve para engajar a equipe.
Vantagens de aplicar a metodologia
Agora que você já sabe OKR o que é, vale a pena conhecer as suas vantagens. Na realidade, há muitas ao usar a metodologia. Entre elas, a possibilidade de trabalhar em conjunto e obter sucesso. Afinal, por ser bastante simples, as equipes conseguem atuar juntas com mais facilidade.
A simplicidade também faz com que os colaboradores se engajem mais na iniciativa. Por consequência, os resultados são melhores. Outro benefício é a versatilidade. Isso porque o OKR serve para alcançar objetivos de curto ou longo prazo.
Assim, pode haver objetivos específicos para serem trabalhados em poucos meses. E objetivos mais amplos, como anuais. Os de curto prazo recebem ainda a vantagem da agilidade. Quando a metodologia é bem estruturada, é possível atingir os resultados com rapidez.
Por consequência, se obtém uma alta produtividade da empresa. Assim como um engajamento garantido da equipe. A transparência que o OKR oferece é mais um ponto positivo. Dessa forma, todos os envolvidos conseguem entender onde a empresa deseja chegar.
Assim como em qual trecho do percurso o trabalho está. Além disso, a metodologia permite uma maior autonomia das equipes. Afinal, depois de receberem o objetivo e os resultados, podem realizar a suas tarefas com mais independência.
E com foco, já que a metodologia permite direcionar os esforços de maneira assertiva. Portanto, trata-se de um método de sucesso para chegar onde se quer.
Como implementar o OKR com sucesso
Se você se interessou pela metodologia OKR, saiba que existe o jeito certo de implementá-la na sua empresa. O primeiro passo consiste em definir os objetivos. Para tanto, é essencial compreender o cenário atual do seu negócio.
Afinal, só a partir disso é possível escolher objetivos adequados. Ou seja, que possam ser atingidos. E que realmente sejam benéficos. O mesmo deve ser feito ao determinar os resultados. Além de mensuráveis, o melhor é que sejam realistas.
Como já dito, os objetivos podem e devem ser ambiciosos. No entanto, dentro do que se pode alcançar levando em conta o momento atual. Já o próximo passo é envolver toda a equipe. Essa atitude garante resultados otimizados.
Isso acontece porque os colaboradores podem estar até mais aptos a definir os resultados. Como eles participam do dia a dia da empresa, conseguem ter uma visão bastante ampla do mercado.
E claro, como são eles que vão atuar em prol dos resultados, nada mais justo que façam parte das decisões. Mais um passo importante é estipular prazos. Não só para o objetivo ser atingido, como para os resultados aparecerem.
Da mesma forma, devem ser realistas. Porém, é essencial que sejam relativamente curtos. Assim, a equipe trabalha com mais ritmo, facilitando o alcance do objetivo. Por sua vez, o gestor da equipe precisa acompanhar toda a evolução do que é feito.
O acompanhamento adequado é fundamental. O gestor está apto a perceber falhas e corrigi-las. Também deve oferece o suporte necessário para esclarecer dúvidas. Sua experiência faz com que a equipe consiga receber a orientação apropriada.
Para implementar o OKR com sucesso é preciso ainda compartilhar os resultados. Isso deve ser feito com toda a equipe. Desse modo, é possível acompanhar o desenrolar do trabalho e identificar em que fase se encontra.
Amanda Almeida