O que é gestão e qual a importância para sua empresa

o que é gestão

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ter um bom produto ou serviço para oferecer aos clientes e contar com um atendimento de qualidade são essenciais. Isso garante à empresa se manter firme e atuante no seu segmento de mercado. Mas não é suficiente, já que é essencial que haja um bom planejamento e organização da rotina. Ou seja, uma gestão de sucesso.

Em outras palavras, é necessário que haja uma adequada gestão em todos os setores do seu negócio. Somente dessa forma é possível traçar objetivos e alcançá-los com sucesso, de maneira eficiente e assertiva.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre o que é gestão e qual a importância para sua empresa? Então, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir as principais informações sobre o tema.

  • O que é gestão empresarial
  • Importância para o seu negócio
  • Tipos de gestão importantes na empresa

O que é gestão empresarial

O que é gestão consiste em uma série de ações com o objetivo de planejar e organizar o dia a dia de uma empresa. Chama-se ainda de gestão empresarial e pode ser dividida de acordo com os principais setores que o negócio possui.

Isto é, funciona como um conjunto de medidas que norteia a administração de modo a integrar os departamentos. Assim, recursos físicos, humanos e financeiros são geridos de maneira mais eficiente. Além disso, promove a otimização dos processos e a redução das despesas.

Por isso, o primeiro passo para quem deseja implantar uma gestão empresarial é desenvolver um planejamento. Ele pode ser iniciado com a definição da missão, valores e visão da empresa. Eles não se tratam apenas de frases bonitas.

Essas definições devem resumir o que a empresa busca e como quer fazer isso. Além disso, toda a equipe deve entendê-los, para que consigam trabalhar de maneira alinhada a fim de alcançar os objetivos traçados.

Por mais que pareça complexo, a verdade é que a gestão empresarial é muito simples. Trata-se de ter em mente o porque de um negócio existir. Pode ser para obter lucro, se tornar uma referência no mercado ou contribuir com a sociedade.

Também engloba o modo como os gestores desejam atingir esse propósito. Afinal, como acontece em qualquer situação na qual se tem metas, é preciso traçar um plano estratégico para tanto. E para organizar a gestão, recomenda-se que ela seja dividida de acordo com a realidade de cada empresa.

Em geral, ela pode contar com uma gestão administrativa, financeira, de pessoal, de marketing, de produção e logística. A gestão administrativa deve centralizar as demais. E de acordo com o seu tamanho uma mesma pessoa pode se responsabilizar por mais de uma.

Importância para o seu negócio

Como já mencionado, o que é gestão consiste em um ponto fundamental para o sucesso de um negócio. E independe do seu segmento de mercado e porte. Afinal, apenas com ela é possível ter uma empresa bem organizada e que possua um planejamento assertivo.

A verdade é que muitas empresas podem já realizar uma gestão mesmo que ainda não saibam, uma vez que em geral qualquer negócio conta com uma certa rotina e procedimentos. Porém, ao abraçar a gestão de forma mais consciente é possível fazer melhoras significativas.

Isso ocorre porque ao apostar na gestão empresarial os gestores conseguem reduzir despesas e desperdícios. Além disso, otimizar processos e aumentar a qualidade dos produtos e/ou serviços que oferecem ao público. Por consequência, pode-se ainda aumentar as vendas e a lucratividade do negócio.

Quando adequada também beneficia a relação com os colaboradores. Isso porque tem potencial para oferecer um ambiente de trabalho agradável e profissional, o que é fundamental para torná-los mais produtivos. Afinal, profissionais que se sentem valorizados realizam suas tarefas com mais qualidade.

E mais, ao administrar bem uma empresa, os gestores podem identificar falhas de modo mais simples. E da mesma forma encontrar soluções adequadas. A razão é que uma administração mais bem organizada facilita a detecção de falhas, assim como a busca por alternativas assertivas.

Ou seja, a gestão empresarial oferece uma série de vantagens para a diretoria e para os colaboradores. Isso reflete positivamente na marca, que ganha credibilidade no mercado e a confiança do seu público.

Tipos de gestão importantes na empresa

A gestão empresarial pode ser dividida para uma melhor organização do negócio, conforme as suas necessidades específicas. No caso da gestão administrativa, ela é responsável por centralizar as demais e, por isso, deve estar presente em todas as tomadas de decisão.

Mesmo assim, recomenda-se que cada setor possua um determinado nível de autonomia. Desse modo, o trabalho do dia a dia não fica engessado. A gestão financeira muitas vezes é realiza em conjunto com a administrativa, mas depende do tamanho da empresa.

De todo o modo, ela se detém principalmente nos assuntos financeiros. Entre eles, precificação dos produtos ou serviços, pagamento e recebimento de contas e aprovação de orçamentos para ações executadas pelos demais setores.

A gestão de pessoal, por sua vez, atua junto aos colaboradores. E além de contratá-los e demiti-los pode ampliar a sua atuação de modo a garantir o constante aprendizado e capacitação da equipe. Enquanto isso, a gestão de marketing deve desenvolver ações voltadas à promoção da empresa.

Mas não se trata apenas de realizar ações nos veículos de comunicação. Quando bem gerido, esse setor pode criar estratégias de longo prazo a fim de auxiliar no crescimento na empresa. Um exemplo é buscar novos nichos de mercado.

Quanto à gestão de produção, está mais presente em empresas onde há processos produtivos. Além disso, consiste em buscar pela melhora constante dos mesmos. Assim, eles se tornam cada vez mais eficientes, reduzindo gastos e aumentando a produtividade.

A gestão logística é mais um braço essencial da gestão empresarial e se relaciona com o fluxo de mercadorias e serviços. O seu objetivo é fazer com que o fluxo se otimize para que o cliente receba o seu produto no prazo certo ou mesmo o serviço prestado de modo exemplar.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul