Você já ouviu falar sobre gestão empresarial? Trata-se de um assunto essencial no mundo dos negócios, valendo para empresas de todos os portes.

Logo, saber efetuar uma gestão empresarial de qualidade pode ser um grande diferencial para a sua empresa, deixando ela em evidência no mercado. Vamos entender mais sobre o assunto!

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é uma espécie de estratégia utilizada na condução de uma empresa, visando alcançar os melhores resultados possíveis.

Para isso são utilizadas ações que englobam a organização de processos, o controle das finanças, a administração dos recursos humanos e materiais e tudo aquilo que é essencial para a sua manutenção.

É importante destacar que a gestão empresarial se qualifica como um conceito extremamente amplo, uma vez que remete a todas as áreas de um negócio.

Além de ser o dono, você precisa ser o gestor de seu negócio

Ainda pensando na questão da gestão empresarial, é necessário destacar que mesmo sendo o dono de seu negócio, isso não significa que você seja o gestor dele.

Em outras palavras, para que você se qualifique como um bom gestor, é fundamental dominar conceitos e adotar as melhores práticas e ferramentas voltadas à sobrevivência, crescimento e expansão dos negócios.

E isso não é um mero luxo! Trata-se de uma necessidade imposta pelo mercado e que, caso não seja atendida, pode nivelar a sua empresa por baixo.

Mas então qual é a importância da gestão empresarial?

Como pudemos observar, a importância em garantir uma gestão empresarial bem feita se dá no fato dela proporcionar um bom funcionamento e fluidez em todos os setores de seu negócio.

Sendo assim, ela está diretamente relacionada com a definição de metas, organização de processos, planejamento estratégico, análises de custos, compras, vendas, pagamentos e recebimentos, contratações e demissões, enfim, tudo o que envolve o ambiente de uma empresa.

Pense da seguinte maneira: De nada adianta gastar mais do que fatura, manter equipamentos obsoletos, deixar de incrementar esforços de produtividade ou não implantar processos eficientes de cobrança. Tais ações podem ser configuradas como falhas de gestão e trazem inúmeros malefícios para o seu negócio.

Como posso implementar a gestão empresarial em meu negócio?

Implementar a gestão empresarial depende basicamente de planejamento, indicadores de desempenho, tecnologia e qualificação profissional. Estes são princípios fundamentais, e a partir deles é possível:

  • Efetuar um bom planejamento. Afinal, toda empresa necessita de metas. E planejar significa indicar onde você deseja chegar. Além disso, durante o planejamento é possível mitigar riscos, minimizar danos e conduzir o negócio aos melhores resultados;
  • Desenvolver indicadores de desempenho. Esta é a melhor maneira de avaliar se há eficiência dentro da sua empresa. Afinal, o que não é medido não é gerenciado. Logo, possuir indicadores de desempenho é uma forma de o gestor avaliar o seu negócio e identificar se ele caminha no rumo certo, em direção à concretização de seus objetivos. Trata-se de uma espécie de complemento ao planejamento;
  • Usufruir de ampla tecnologia. Afinal, a tecnologia está em todos os lugares e não acompanhá-la pode tornar a empresa obsoleta. Caso você não implemente novas tecnologias em seu negócio, certamente estará um passo atrás dos demais;
  • Buscar qualificação profissional. Trata-se de outra questão fundamental, uma vez que sem profissionais qualificados não há como evoluir. Portanto, invista em um time talentoso, não esquecendo de definir supervisores e gerentes preparados para qualquer desafio.

Quais são os tipos de gestão empresarial existentes?

Existem 3 principais modelos de gestão empresarial existentes, sendo eles:

Cadeia de Valor

O conceito de Cadeia de Valor foi introduzido por Michael Porter em 1985. Ele parte da análise de todas as

atividades da empresa para determinar o seu valor junto ao público e frente à concorrência. O objetivo aqui é elevar a rentabilidade do negócio, reduzir custos e tornar o negócio mais competitivo no mercado.

Ciclo de Inovação

O ciclo de inovação é voltado principalmente a processos criativos e de inovação, o que passa pela criação, implementação e capitalização dos projetos. Sendo assim, a grande maioria dos esforços têm esse direcionamento e o objetivo, visando sempre elevar a competitividade da empresa. O conceito foi tratado por Joseph Schumpeter, um dos principais autores e pensadores da gestão.

Ciclo de Deming

O ciclo de Deming é um modelo criado por William Edwards Deming. Ele prevê que toda e qualquer ação seja

cíclica, passe por quatro fases: planejar, desenvolver, checar e agir. Exatamente por conta disso, este ficou conhecido como ciclo PDCA. Ele foca na melhoria contínua, agilizando as ações e tornando a gestão mais eficiente.

Quais são os principais benefícios da gestão empresarial?

Agora está na hora de destacarmos os principais benefícios da gestão empresarial. São eles:

  • Otimização do tempo;
  • Ampliação da organização;
  • Maior integração entre os departamentos;
  • Possibilidade de processos mais seguros e menos suscetíveis a erros;
  • Tomada de decisões mais assertiva;
  • Visão integral e sistêmica sobre o negócio;
  • Conhecimento ampliado sobre o mercado;
  • Melhor uso do capital disponível;
  • Aumento da lucratividade;
  • Redução de custos.

Agora você já sabe o que é a gestão empresarial e quais são os benefícios da prática para o seu negócio. Lembre-se que em caso de dúvida você pode deixar um comentário ou entrar diretamente em contato com o nosso time de profissionais.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *