Sistema Contábil: como escolher o melhor

Você já ouviu falar sobre sistema contábil? Trata-se de uma tecnologia que tende a ajudar muito os gestores, certamente possibilitando que eles efetuem uma melhor gestão tributária em suas empresas.

O grande problema é que muitas pessoas não sabem qual deles escolher. Por conta disso, resolvemos elaborar um artigo completo sobre o assunto.

Aqui você vai entender o que é um sistema contábil e qual deles você deve implementar em seu negócio. Acompanhe:

O que é um sistema contábil?

O sistema contábil é um dispositivo capaz de otimizar todos os procedimentos tributários efetuados dentro de uma empresa.

Assim, é possível que ele integre os dados do cliente e armazene as informações tributárias do negócio com segurança, por exemplo.

Ele é fundamental para qualquer gestor. Basta pensarmos que a aceleração e automatização da rotina não se dá mais como um mero luxo e sim como uma necessidade básica do meio empresarial.

Dito isso, agora iremos compreender quais são os tipos de sistema contábil existentes. São eles:

Low-End

O Low-End é tratado como o sistema mais básico existente. Assim, ele otimiza tarefas tributárias mais simples. Entre elas, podemos citar cálculos, geração de guias e gestão da folha de pagamento.

Como destacado o seu processador não é dos melhores. Logo, ele não passa de um sistema que é capaz de acelerar as operações que comumente seriam realizadas manualmente pelos profissionais da contabilidade.

Mid-End

O Mid-End é um sistema superior ao Low-End. Logo, ele é recomendado para empresas com necessidades mais avançadas, como as pequenas e médias.

Trata-se de um sistema contábil capaz de automatizar uma série de funções imprescindíveis para a contabilidade, incluindo a integração com sistemas de gestão e bancos de dados.

Sendo assim, os softwares utilizados podem efetuar a integração com o financeiro do cliente e assim gerar um atalho para um fluxo de trabalho mais dinâmico e prático.

Uma plataforma assim permite que o profissional da contabilidade ganhe tempo para auxiliar o cliente a crescer mais rápido, além de facilitar o cumprimento de todas as suas obrigações fiscais, evitando qualquer multa ou penalidade que possa existir.

High-End

Os softwares High-End são os mais avançados entre todos. Logo, eles automatizam tarefas com alto nível de complexidade, que de maneira geral se destinam ao atendimento das necessidades de grandes empresas.

Estes softwares ainda adicionam aplicações avançadas ao processo, como a gestão de crédito, por exemplo.

Quais são as principais funcionalidades de um sistema contábil?

É possível dizer que o sistema contábil apresenta sete funcionalidade principais, sendo elas:

Importação de dados da RF

O sistema contábil se interliga à plataforma da Receita Federal para importar todas as notas fiscais emitidas pelos seus clientes.

Sendo assim, com o sistema você evita qualquer tipo de erro possível nesse processo e, consequentemente, inibe a incidência de multas em sua empresa.

Compilação e atualização das normas tributárias

Como já colocado em nossos artigos em diversas ocasiões, é possível dizer que o sistema brasileiro é extremamente complexo. Felizmente os softwares tributários podem facilitar a vida dos gestores.

Isso porque eles compilam e atualizam as novas normas do sistema tributário brasileiro, facilitando assim a adaptação de qualquer procedimento.

Automatização do cálculo de tributos

A apuração dos tributos certamente é simplificada com um sistema que detém todas as informações e regras do meio tributário atualizadas.

Além disso, todos os procedimentos serão efetuados de forma dinâmica e eficaz, uma vez que o software possui um grande poder de processamento de dados.

Melhor controle financeiro

De acordo com o sistema escolhido é possível acompanhar toda a movimentação financeira do cliente em tempo real. Isso ocorre por conta da integração dos dados.

Tal controle do fluxo possibilita a análise baseada em números ao invés de suposições.

Integração contábil

Uma integração contábil de qualidade é um ponto indispensável em um bom sistema contábil. Isso porque ela possibilita a conexão do sistema do profissional ao financeiro do cliente.

Com isso, é possível que toda a transmissão de dados ocorra de forma automática.

Como vantagem, além de eliminar as chances de erros na transferência, a integração ainda tira a necessidade do profissional preencher dados em planilhas e ficar cobrando informações.

Facilidade na emissão e controle de notas fiscais

Com um sistema contábil integrado ao financeiro do cliente, a incidência de erros diminui consideravelmente. Sendo assim, o cliente pode emitir NF-e e NFS-e sem qualquer complicação.

Isso ocorre de forma simples e intuitiva e todo processo deve ser acompanhado de perto por especialistas na área tributária.

Quais são as principais vantagens de um sistema contábil?

Os benefícios de um sistema contábil são muitos e precisam ser destacados. Dessa maneira você pode perceber todas as vantagens que o seu negócio perde ao não contar com estes dispositivos. Os benefícios são:

  • Ganho de produtividade, uma vez que com a automatização de algumas tarefas, os profissionais ganham tempo para focar em outros projetos;
  • Transparência nas informações, visto que o sistema contábil garante acesso em tempo real às movimentações financeiras existentes;
  • Maior facilidade no controle de prazos por conta da integração contábil;
  • Menor incidência ou eliminação do retrabalho, uma vez que as planilhas não precisam mais ser preenchidas de forma manual.

Mas qual é o sistema contábil mais adequado para a minha empresa?

Essa pergunta não possui uma resposta exata. Isso porque o melhor sistema contábil para o seu negócio é aquele que atende todas as necessidades dele.

Mas vale dizer que quanto mais completo ele for, maiores são as chances do sistema contábil facilitar a sua vida e elevar a produtividade de seu negócio.

Portanto, na hora de selecioná-lo, evite qualquer tipo de economia desnecessária e invista no melhor para a sua empresa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *