O que é DRE e para que serve?
O sucesso de um negócio depende de inúmeras questões, mas por acaso você sabe o que é DRE e para que serve?
Não basta que a ideia seja boa, é necessário colocá-la em prática de forma adequada. Além disso, outros quesitos devem ser levados em conta, como por exemplo a Demonstração do Resultado do Exercício.
Em primeiro lugar é necessário saber que esse documento abrange o período estabelecido como exercício financeiro, que normalmente vai de janeiro a dezembro. Todavia, ela também pode ser elaborada mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais. Dito isso, vamos entender o que é DRE.
O que é DRE?
DRE ou Demonstração do Resultado do Exercício é uma espécie de relatório contábil. Ele evidencia todas as operações contábeis efetuadas dentro de uma empresa, demonstrando se elas geram lucros ou prejuízo. Como citado anteriormente, esse relatório é realizado dentro de um prazo, que geralmente é equivalente a 1 ano.
Outro ponto importante é que, geralmente, a DRE é elaborada juntamente com o Balanço Patrimonial, e deve ser assinada por um profissional habilitado pelo CRC, o Conselho Regional de Contabilidade. De acordo com a lei, o relatório é obrigatório para todas as empresas, exceto o MEI.
Sendo assim, é necessário que o documento tenha elaboração anual, geralmente após o encerramento do ano-calendário, que é o período compreendido entre janeiro e dezembro de um mesmo ano. Mas como destacado, sua relevância vai além de uma mera obrigação contábil. A DRE pode ser fundamental para o sucesso de um negócio, como veremos a seguir.
Qual é a função da DRE?
A DRE é uma forte aliada do empreendedor e de seu negócio. Por conta disso, esse artigo se torna ainda mais importante. Isso porque aqui você irá aprender a utilizá-la e administrar a sua empresa com mais qualidade.
Note que o relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.
Desse modo, ao utilizá-lo, você também garante um controle gerencial. Desse modo fica mais fácil avaliar como anda a saúde financeira da sua empresa, utilizando as informações obtidas para tomar decisões que irão reduzir gastos e fazer seu negócio faturar mais, e consequentemente garantir mais sucesso.
Mas também é necessário dizer que o documento é importante inclusive para agentes externos à empresa. O Governo, por exemplo, se utiliza do relatório para verificar se os impostos foram calculados corretamente, além de fazer o confronto do lucro declarado na DRE com os lucros declarados pelos sócios no IRPF.
Além disso, caso haja a necessidade de empréstimos ou interesse de investidores, os bancos e analistas financeiros podem requerer o demonstrativo para avaliar melhor a situação do negócio e decidir que atitudes tomar no momento. Isso serve para que eles tenham maior segurança na hora de aplicar o dinheiro.
Como fazer o DRE?
Como já colocado anteriormente, para fazer o DRE é necessário contar com auxílio de um profissional habilitado junto ao CRC. Também é preciso destacar que a sequência de informações nela seguem um padrão quando feitas para cumprimento legal, independentemente do porte ou da natureza do negócio.
Estes dados, de acordo com a Lei 6.404/1976, Artigo 187, são:
1 – A receita bruta das vendas e serviços prestados, incluindo as deduções das vendas, os abatimentos e impostos;
2 – A receita líquida das vendas e serviços, com o custo dos produtos e serviços comercializados, e o lucro bruto;
3 – As despesas com as vendas, as despesas financeiras (deduzidas das receitas), e as despesas operacionais, administrativas e gerais;
4 – O lucro ou prejuízo operacional, além de outras receitas e despesas;
5 – O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para esse imposto;
6 – Os valores relacionados às debêntures, aos funcionários, administradores e outros beneficiários, mesmo que na forma de instrumentos financeiros, às instituições, aos fundos de assistência ou à previdência de empregados – os quais não são classificados como despesas;
7 – O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Quais são os principais benefícios do documento?
Agora iremos apresentar alguns dos principais benefícios da DRE. Entre eles, podemos destacar:
A DRE pode orientar os gestores na tomada de decisões dentro da empresa. Isso se dá principalmente pelo fato do documento explicitar o cenário financeiro atual do negócio;
O documento possibilita a identificação e correção de falhas administrativas e financeiras dentro do negócio. Com isso certamente fica mais fácil alcançar os resultados esperados;
A DRE possibilita o acesso a todos os detalhes sobre a situação financeira do negócio no período. Isso, como já destacado, facilita o trabalho de investidores, bancos e governo;
O relatório auxilia a verificar a eficácia da gestão da empresa;
Além de todos esses benefícios, a DRE ainda possibilita a captação e conquista de investidores potenciais, por meio da apresentação dos resultados obtidos. Isso certamente pode impulsionar o seu negócio.
Agora você já sabe o que é DRE, como ela é feita e quais são os benefícios que o documento pode trazer para o seu negócio. Nós te lembramos que este relatório é extremamente importante para qualquer empresa e você deve elaborar com bastante atenção.