Para garantir que o seu negócio tenha sucesso e se diferencie dos demais é preciso observar inúmeras questões burocráticas. Assim, é necessário se atentar ao controle de estoque, tributos que devem ser quitados, entre outros pontos importantes. Nesse contexto, um grande diferencial pode ser saber tudo sobre a Folha de Pagamentos e como geri-la.
Pensando nisso, nós do IBGEM resolvemos elaborar um artigo sobre o tema, com o intuito de sanar qualquer dúvida possível sobre o assunto. Logo, no decorrer desse artigo você entenderá tudo sobre a Folha de Pagamentos e como geri-la. Para começar iremos dar a sua definição. Acompanhe!
O que é a Folha de Pagamentos?
A Folha de Pagamentos pode ser definida como o conjunto de todas as informações e atividades trabalhistas de cada funcionário que trabalha em uma determinada empresa. Geralmente ela é disposta em formato de lista, informando a remuneração paga aos colaboradores do negócio.
Os números aparecem de maneira bruta e líquida. Isso serve para que seja descrito tudo o que o trabalhador receberá, inclusive os descontos que serão efetuados. Apesar das “regras” apresentadas, a Folha não acompanha um modelo oficial variando o seu formato de empresa para empresa. Assim, é comum que ela se adapte de acordo com as atividades e números de funcionários presentes em cada negócio.
Contudo, existem algumas informações que costumam aparecer em todas as listas, sendo elas:
- o valor do salário bruto do funcionário;
- a frequência de trabalho (faltas, atrasos e afastamentos);
- os descontos de encargos sociais;
- a forma de pagamento;
- a data que o valor será repassado.
Como citado anteriormente, esta não é uma norma e você pode desenvolver a sua Folha de Pagamentos da maneira que desejar. Entretanto, é interessante contar com os dados dispostos acima, visando garantir dinâmica e disciplina na gestão do seu negócio.
Por que é necessário saber tudo sobre a Folha de Pagamentos?
Como destacado no decorrer de todo artigo, compreender como gerir a folha de pagamentos pode diferenciar o seu negócio dos demais. Inclusive, uma gestão eficiente possui ligação direta com a gestão financeira, fiscal e tributária. Dessa forma, sua elaboração exige extrema atenção.
Também é preciso dizer que qualquer falha em meio ao processo pode ocasionar graves problemas, como a falta de recursos para liquidar gastos previsíveis, além de incitar processos trabalhistas e, até mesmo, o pagamento de penalidades. E a boa gestão não apenas ajuda sua empresa como também pode trazer uma série de benefícios, tais como:
- geração de relatórios de modo prático;
- previsibilidade financeira;
- obtenção do histórico de cada colaborador;
- processamento da folha de pagamento para corrigir erros;
- maior facilidade nas auditorias internas e externas;
- maior precisão nos dados;
- centralização de informações e dados;
- agilidade no processo;
- maior eficácia no controle financeiro.
Agora você já sabe o motivo para saber tudo sobre a Folha de Pagamentos e como geri-la de forma correta. Lembre-se de sempre se atentar aos mínimos detalhes para não enfrentar qualquer tipo de problema relacionado ao tema.