Diagnóstico Fiscal, por que fazer?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O empreendedorismo no Brasil enfrenta inúmeras barreiras e talvez a principal delas seja a carga tributária. Isso se deve, principalmente, ao seu valor relativamente alto e à complexidade e exigências provenientes dos tributos. Desse modo, para o sucesso e crescimento de uma empresa, é necessária a realização de um diagnóstico fiscal frequentemente. Ele garante inúmeros benefícios, além de prevenir qualquer tipo de ilegalidade dentro de seu negócio, como a evasão fiscal, por exemplo.

O que é o diagnóstico fiscal?

O primeiro passo é compreender qual é o conceito de diagnóstico fiscal. Trata-se de uma espécie de auditoria ou acompanhamento efetuado sobre o comportamento fiscal de determinado empreendimento. 

De maneira mais específica, o diagnóstico é responsável por avaliar todos os elementos referentes ao pagamento de tributos e possui o intuito de encontrar créditos fiscais e questões que precisam ser reformuladas nesse sentido.

Logo, trata-se de uma maneira de garantir o alinhamento da carga tributária, realizando estudos aprofundados e considerando as modificações quanto à legislação, que podem ser diversas e ocorrer ano a ano. 

Como realizar o diagnóstico fiscal?

Para que seja elaborado um diagnóstico fiscal de qualidade, o passo inicial é definir os responsáveis por ele. E para isso, nada melhor do que contar com profissionais especializados, como os do IBGEM. Desse modo haverá garantia de praticidade e agilidade na execução de todos os afazeres necessários.

Em seguida, é necessário desempenhar um amplo estudo sobre todos os tributos que são pagos atualmente em seu negócio. Existe uma análise de alíquotas, bem como da maneira que ocorre a incidência dos valores.

O principal objetivo aqui é verificar se todas as ações de sua empresa são realizadas dentro da legalidade e se as regras vigentes permitem a recuperação de créditos, por exemplo. Em outras palavras, trata-se de uma vistoria que pretende garantir o retorno de certos valores tributários, se possível.

Ainda há uma investigação dos últimos 5 anos em relação às despesas com impostos. Esse é o prazo que a empresa ainda pode recorrer e recuperar muitos dos créditos, de modo a identificar boas oportunidades e aumentar a sua saúde financeira consideravelmente.

Quais são as principais vantagens do processo?

É evidente que todo o processo garante inúmeras vantagens. Entre elas, uma das principais é a recuperação tributária por meio da identificação dos créditos. A partir dela, a empresa pode solicitar ao Fisco o abatimento de futuros descontos, por exemplo.

Tal procedimento certamente irá diminuir as despesas fixas de seu negócio, garantindo uma maior competitividade no mercado e investimentos em outros setores. 

Ademais, o diagnóstico garante um notável aperfeiçoamento quanto à regularidade de atuação. Desse modo, a empresa consegue identificar o que está fazendo de errado e corrigir antes que sofra qualquer tipo de penalidade por conta disso.

Por fim e não menos importante, é necessário destacar que este é um procedimento que amplia bastante visibilidade a respeito do pagamento de impostos, consequentemente  contribuindo para uma gestão facilitada, logo, é fundamental investir no diagnóstico fiscal de sua empresa.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul