Como aderir ao processo de analisar e diminuir os impostos pagos por sua empresa?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Talvez a maior dificuldade enfrentada por qualquer empreendimento no Brasil seja a alta carga tributária. Aliado à isso, podemos observar que essa quantidade enorme de tributos tende, na maioria das vezes, a ser bastante complexa, causando extrema confusão. Assim, diminuir os impostos pagos pela sua empresa pode ser uma enorme vantagem no mundo dos negócios. Mas o que muitos se questionam é: Como isso pode ser feito? Se você também possui essa dúvida, não se preocupe, ela será respondida no decorrer deste artigo.

Diminuir os impostos pagos pela sua empresa através de uma auditoria fiscal

 Para entender melhor sobre como diminuir os impostos pagos por sua empresa, é indispensável entender o que é a auditoria fiscal. Trata-se de uma análise sobre os aspectos fiscais e administrativos do seu negócio. Ela também impede que a companhia seja notificada pelo fisco devido a qualquer tipo de equívoco tributário, evitando assim qualquer tipo de multa ou penalidade.

De maneira mais específica, o processo é uma espécie de vistoria realizada em sua empresa, visando constatar se existe um controle tributário bem elaborado. Desse modo, profissionais especializados são encarregados em analisar se todos os impostos foram pagos no prazo correto, se houve equívoco no cumprimento da legislação e quais são as principais alternativas para a correção dos defeitos identificados. 

Nesse contextos, é necessário que estes especialistas auxiliem a identificar se existe algum benefício fiscal legal que possa ser aproveitada pela organização em questão ou até mesmo se algum tributo desnecessário foi ou está sendo pago.

Ainda, o auditor encarregado deve exigir os documentos da empresa para que possa realizar um paralelo entre os pagamentos de tributos efetivados e as finanças da companhia. 

Logo, a principal função dele e de sua equipe é averiguar se existe alguma falha  nos processos, erro nos pagamentos de impostos (como tributos pagos a mais) ou fraude. 

Em caso de constatação de qualquer irregularidade, é necessário apontar o caminho para que ela possa ser corrigida da melhor forma possível e garanta maior saúde financeira para a empresa.

Quais impostos são comumente pagos a mais e podem ser revisados?

Existem alguns tributos que geralmente são pagos a mais por diversas empresas. Estes devem ser verificados com mais atenção e, se necessário, podem ser restituídos. Esta é uma maneira bastante eficaz e inteligente de diminuir os impostos pagos pela sua empresa. Entenda quais são os principais deles:

  1. PIS — Programa de Integração Social;
  2. COFINS — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  3. IRPJ — Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  4. CSLL — Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  5. IPI — Imposto sobre Produtos Industrializados;
  6. ISS — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
  7. SPED ICMS — Escrituração Fiscal Digital;
  8. SPED ECF — Escrituração Contábil Fiscal

Para que ocorra a restituição, é necessária uma análise do extrato do Simples Nacional de seu negócio. É neste documento que está detalhado quais impostos que devem ser pagos sob o regime de tributação vigente na companhia.

Os dados obtidos a partir da análise são comparados com as informações contábeis de entrada e saída do caixa da empresa. Ainda existem outros ítens a serem observados, como o NCM, o cálculo do imposto no ICMS ST, o CFOP utilizado e a data de venda.

Todo o estudo é imprescindível pois qualquer incorreção em um desses fatores pode acarretar na modificação do valor final do tributo. Assim sendo, após a realização de uma análise detalhada será possível identificar se houve ou não pagamento indevido e se existe a possibilidade de restituição.

A importância em contar com profissionais qualificados

É importante que tudo isso seja feito por um grupo de profissionais qualificados. Isso serve para que todo o processo seja seguro e você consiga recuperar valores perdidos de forma rápida e extremamente eficaz.

O ideal é contar com uma empresa de gestão tributária confiável para cuidar deste trabalho. A restituição só deve ser feita se com responsabilidade, pensando sempre na segurança do seu negócio. Para mais informações você pode acessar o portal do IBGEM, realizar um cadastro totalmente gratuito e garantir mais informações sobre este tipo de serviço.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

DEFIS: para que serve e quem deve emitir?

No mundo da contabilidade, é crucial entender as diversas obrigações e ferramentas disponíveis para garantir a conformidade fiscal e o bom funcionamento das empresas. Uma

Contábil

Contabilidade de Custos: qual sua importância?

A Contabilidade de Custos é uma ferramenta essencial para a gestão empresarial, sendo fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer negócio. Afinal, ela

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul