Muitos empresários possuem bastante dificuldade em entender o conceito e a importância de uma auditoria fiscal bem realizada. O grande motivo para isso é o fato deles considerarem que a prática pode gerar custos elevados para sua companhia.

Mas a grande verdade é que a auditoria fiscal pode impulsionar os seus negócios, garantindo mais segurança para as ações da empresa e o cumprimento das obrigações legais, e é sobre isso que este artigo se trata.

O que é auditoria fiscal?

Primeiramente é necessário compreender o que é a auditoria fiscal. Trata-se de um estudo sobre os aspectos fiscais e administrativos de uma corporação. Ela também evita que a companhia seja notificada pelo fisco devido a qualquer tipo de equívoco tributário.

De maneira mais detalhada, a auditoria fiscal é uma forma de perícia realizada em uma empresa para averiguar se existe um controle tributário correto. Assim, profissionais especializados são encarregados em analisar se todos os impostos foram pagos no prazo correto, se houve erros no cumprimento da legislação e quais são as possibilidades para corrigir os defeitos identificados. 

Também é preciso que estes especialistas ajudem a identificar se existe algum benefício fiscal legal que possa ser aproveitada pela organização em questão. Desse modo, a auditoria é efetuada de maneira simples.

O auditor encarregado requisita os documentos da empresa para que possa realizar um paralelo entre os pagamentos de tributos efetivados e as finanças da companhia. Logo, a principal função dele e de sua equipe é averiguar se existe alguma falha  nos processos, erro nos pagamentos de impostos ou fraude. Caso constate alguma irregularidade, é necessário apontar o caminho para corrigi-las.

Quais impostos são avaliados na auditoria fiscal?

De maneira geral, o objetivo principal da atividade é realizar uma avaliação do cumprimento legal das atividades e pagamento de impostos que englobam as 3 esferas. Entre os principais tributos que podem ser avaliados estão:

  1. PIS — Programa de Integração Social;
  2. COFINS — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  3. IRPJ — Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  4. CSSL — Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  5. IPI — Imposto sobre Produtos Industrializados;
  6. ISS — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
  7. SPED ICMS — Escrituração Fiscal Digital;
  8. SPED ECF — Escrituração Contábil Fiscal

Assim sendo, a auditoria fiscal colabora para evitar uma notificação e qualquer tipo de penalidade pelo fisco, que poderia acarretar em prejuízos financeiros para a corporação e também em dano à credibilidade.

Ao final do procedimento, a empresa receberá uma avaliação precisa do auditor e sua equipe, com uma serie de orientações referentes à  processos que podem ser adotados e orientações sobre um melhor planejamento tributário, garantindo dessa forma uma melhor economia tributária.

Outros benefícios da auditoria

Entre outros benefícios garantidos pelo processo, podemos citar:

  • Observar a correta contabilização das despesas da empresa;
  • Levantar créditos tributários ignorados pela contabilidade que poderiam ser reavidos ou compensados;
  • Constatar se os procedimentos contábeis da empresa estão em consonância com as determinações da Receita Federal do Brasil e das Fazendas estaduais e municipais;
  • Investigar se a empresa tem escriturado créditos permitidos pela legislação, bem como se vem realizando corretamente apropriações, amortizações, deduções e lançamentos;
  •  Verificar se os regimes de caixa e de competência têm sido geridos de maneira satisfatória;
  • Averiguar se a sociedade empresarial tem evitado de forma eficiente o cálculo de seus tributos sobre eventuais subvenções e incentivos fiscais no patrimônio líquido;
  • Conferir se as retenções tributárias têm sido realizadas em conformidade com a legislação;
  • Rever adições e exclusões em empresas submetidas ao regime do lucro real;
  • Levantar se a empresa tem escriturado a totalidade dos livros e controles exigidos pelo fisco.

A auditoria fiscal e o planejamento tributário


Como pudemos acompanhar, a auditoria fiscal, de certa maneira, ajuda os gestores a elaborar o planejamento tributário de seus negócios. Mas por acaso você sabe em que consiste o planejamento tributário?

Basicamente, ele engloba um conjunto de ações estratégicas que facilitam a vida dos gestores na hora de lidar com toda e qualquer obrigação imposta pelos órgãos de fiscalização tributária. Em outras palavras, um bom planejamento serve de apoio para que os empresários enfrentem todas as questões tributárias relacionadas a sua empresa.

Com isso, é possível garantir uma série de benefícios, tais como uma redução notável no custo geral do negócio, proteção contra multas e penalidades provenientes do fisco, auxílio na organização do pagamento de tributos e aproveitamento máximo de incentivos fiscais.

Percebe-se que muitos deles são bastante semelhantes às vantagens provenientes da auditoria fiscal, daí essa ligação direta entre os serviços prestados pelo auditor fiscal e o planejamento tributário de qualidade. Ambas as práticas permitem que o profissional tenha uma visão mais ampla do negócio e conheça a fundo processos que podem ser otimizados ou eliminados a fim de aproveitar as vantagens que a lei proporciona.

Mas mais uma vez vale destacar que para que todos os privilégios sejam aproveitados ao máximo, você precisa de especialistas capacitados. Por isso, na hora de procurar um auditor fiscal para a sua empresa, não faça uma economia desnecessária, busque sempre os profissionais mais capacitados do mercado, como os do IBGEM.

Agora você já sabe como a auditoria fiscal é uma importante ferramenta para a economia tributária e outros benefícios proporcionados por ela. Lembre-se que ela tende unicamente a trazer vantagens para o seu negócio e por isso deve ser desempenhada sempre que possível.

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