Conforme a legislação, toda e qualquer empresa pode elaborar uma série de ações estratégicas para lidar da melhor maneira possível com as obrigações impostas pelos órgãos de fiscalização. E nesse contexto encontramos o Planejamento Tributário.
Trata-se de uma análise completa, acompanhada de uma simulação de vários cenários, de modo que o empreendimento reconheça o que fazer para diminuir o pagamento de impostos. Basicamente Planejamento Tributário resume-se na gestão do pagamento de tributos.
Assim, a partir de um prévio diagnóstico é possível estudar e gerenciar o pagamento de impostos efetuado por uma empresa, com o principal intuito de organizar os tributos de uma maneira mais acessível e econômica.
E isso tudo, obviamente, deve ser realizado e acompanhado de perto por especialistas da área, como os profissionais do IBGEM por exemplo. Sabendo disso, devemos compreender que o Planejamento Tributário pode ser dividido em duas categorias, sendo elas:
Operacional
Esta é definida por muitos especialistas como uma categoria relativamente básica. Assim, ela engloba todos os procedimentos estabelecidos na sua empresa para que sejam cumpridas todas as exigências legais.
Em outras palavras, para cumprir a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos, é necessário incluir essas tarefas na sua rotina de trabalho e alinhá-las de maneira direta com a equipe contábil.
Estratégico
Para que o planejamento operacional seja executável, antes deve ser realizado o planejamento estratégico. Este é o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente e o conhecimento de outras particularidades fiscais, que podem variar de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos e outras.
Então, podemos dizer que não é possível escolher somente uma das duas categorias, visto que ambas se complementam. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o Planejamento Tributário é muito mais do que apenas cumprir as obrigações em dia e anotar as receitas e despesas em planilhas.
Assim sendo, ele abrange uma complexa preparação, onde é necessário conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que envolvem o seu negócio.
Quais são os principais benefícios proporcionados pelo Planejamento Tributário?
Como pudemos observar, o procedimento possui como meta gerir o pagamentos de tributos trazendo assim maneiras de reduzir legalmente a carga tributária e, consequentemente, beneficiar a empresa em todos os sentidos, seja de maneira direta ou indireta.
Mas agora iremos compreender como isso é realizado de maneira mais detalhada. Para isso, fizemos uma lista com as vantagens que o Planejamento Tributário proporciona:
1- Redução notável no custo do empreendimento
É inegável que um Planejamento Tributário, quando efetuado de maneira correta, pode proporcionar uma redução notável no pagamento de impostos de sua empresa.
Por isso, costuma-se dizer que a técnica tributária é um importante instrumento de otimização para qualquer gestão empresarial.
Para isso, é fundamental uma análise completa de seu histórico tributário e financeiro, bem como de suas despesas.
2- Evita a ocorrência de multas e autuações
O Planejamento Tributário também é responsável por manter a saúde de seu negócio. Através dele é possível garantir que tudo dentro de sua empresa seja realizado dentro da legalidade.
Isso porque a prática garante que você conheça detalhadamente toda a vida tributária da sua empresa, incluindo todas as movimentações financeiras, acertos e até mesmo erros.
Caso exista alguma irregularidade, é possível realizar uma série de ações preventivas, evitando assim qualquer possibilidade de autuação ou multa.
3- Planejamento Tributário permite retardar o pagamento de tributos sem incidência de multa
Existem ações que permitem, a partir de um Planejamento Tributário bem realizado, postergar o pagamento dos tributos sem a incidência de multas.
Essa tática pode ser bastante útil para quando sua empresa está com pouco capital de giro e precisa de alguns dias a mais para ter fôlego no caixa e conseguir efetuar os pagamentos.
4- O Planejamento Tributário pode garantir uma maior competitividade ao seu negócio
Trata-se de uma vantagem aparente óbvia, mas que deve ser destacada. Basta pensarmos que a partir de um bom Planejamento Tributário você garante distância de prejuízos e investimentos desnecessários.
Assim, sua empresa consegue economizar, tendo a oportunidade de realizar investimentos em outros setores, caso necessário.
Logo, ao se planejar, sua empresa poderá, além de economizar com tributos, saber quais setores de de sua companhia necessitam de ajustes, podendo garantir investimentos e otimizações necessárias futuramente.
5- Permite o aproveitamento de possíveis incentivos fiscais
Empresas adeptas do crescimento desordenado, na maioria das vezes, não aproveitam os incentivos fiscais dos quais poderiam fazer uso. Tudo isso significa prejuízo no desempenho da atividade.
Contudo, o Planejamento Tributário permite que o profissional tenha uma visão mais ampla do negócio e conheça a fundo processos que podem ser otimizados ou eliminados a fim de aproveitar as vantagens que a lei proporciona.